Quando surgiu, o nu metal era conhecido como new metal. Pelo óbvio motivo de todo mundo ter envelhecido – além do surgimento de outras cenas –, ficaria meio estranho continuar usando o termo. Então, ele foi substituído por um basicamente parecido.
Hoje, vários daqueles artistas já podem ser considerados clássicos. Em entrevista à rádio Lazer 103.3, de Iowa, Estados Unidos, o vocalista do Papa Roach discorreu sobre o tema. Conforme transcrição do Blabbermouth, Jacoby Shaddix declarou:
“Estamos assistindo o Metallica chegar ao patamar dos Rolling Stones. O Foo Fighters é outro desses grupos. Sendo assim, Korn, Papa Roach e Deftones são os próximos Metallicas. Você entende o que quero dizer? Estamos entrando nesse ponto agora. Apenas se trata, eu acho, de ser capaz de sobreviver à traição desta vida de rock and roll. E se você pode fazer isso e ainda continuar a criar boa arte e boa música, então podemos entrar nesse espaço.”
O frontman ainda ressaltou que a longevidade sempre foi seu principal objetivo.
“Era o que eu buscava, honestamente, desde a infância. Quando formamos o Papa Roach, em 1993, queríamos fazer sucesso como os velhos amigos que éramos desde antes da banda. E hoje ainda estamos aqui.”
Jacoby Shaddix e o grunge
Como exemplo, Jacoby tem um grupo da cena que foi substituída nas paradas pelo nu metal: o grunge.
“Abrimos um show do Stone Temple Pilots em 2001, em um anfiteatro perto de Sacramento, de onde viemos. Lembro de assistir o show deles, era uma coletânea de grandes sucessos. Todo mundo conhecia todas as músicas. A apresentação durou uma hora e meia e parecia que tinham sido apenas 45 minutos, porque era envolvente e divertido. Ali pensei: ‘Eu quero isso. Esse é o objetivo para a banda. Vamos fazer isso’. Nós vimos aquilo na nossa frente. E aqui estamos em 2023, 20 e poucos anos depois, desde a primeira aparição na cena no jogo da grande gravadora e ainda arrasando – ainda fazendo música que está ressoando e conectando. Não poderia pedir mais nada. E isso me deixa grato por estar cuidando de mim também, então é, tipo, posso fazer isso por mais alguns anos e não estou nas minhas últimas.”
Sobre o Papa Roach
Com 3 décadas de carreira, o Papa Roach já lançou 11 discos de estúdio. O trabalho de maior sucesso foi “Infest” (2000), segundo álbum, que vendeu mais de 3 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
“Ego Trip”, trabalho mais recente, saiu em abril do ano passado. Alcançando apenas o 115º no The Billboard 200, teve melhor desempenho na Europa. Chegou ao Top 20 no Reino Unido (18º), Alemanha (14º), Áustria (18º) e Suíça (9º).