Rich Robinson lista os 11 guitarristas que moldaram seu som

Após fazer as pazes com o irmão Chris, músico está de volta à estrada com o The Black Crowes

Em setembro o The Black Crowes volta à estrada como atração de abertura da “Peace Out”, turnê de despedida do Aerosmith. Será mais uma oportunidade de conferir a sinergia musical dos irmão Chris e Rich Robinson, os herdeiros mais bem-sucedidos do classic rock nos anos 1990.

Por trás dessa história, há uma série de influências que o instrumentista fez questão de homenagear em artigo à Guitar World. Eis os 11 guitarristas que moldaram sua personalidade artística. Na verdade são 12, já que uma dupla ocupou o mesmo posto.

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1. Stephen Stills: “Algumas das minhas memórias mais antigas datam de quando eu tinha três ou quatro anos e estava com meu pai enquanto ele ouvia música no aparelho de som do console. Era uma grande peça de mobília e, quando você a abria, havia alto-falantes e um toca-discos embutido. E eu me lembro de ouvir seus discos preferidos como Sly and the Family Stone, Crosby, Stills, Nash & Young, The Beatles e The Who. Mas, por algum motivo, o material do CSNY ressoou em mim e Stephen Stills tem sido um dos favoritos desde então. Sua forma de tocar sempre acrescentou à mensagem emocional da música e realmente transmitiu o sentimento.

Então, eu percebi isso desde o início. E até hoje, ele é um dos meus músicos favoritos, tanto acústica quanto eletricamente. A maneira como ele abordava a composição era incrível e sua voz era inacreditável, mas sua forma de tocar guitarra também era incrível. Claro, eu não entendia isso quando eu tinha três ou quatro anos, mas mergulhei fundo no que ele estava fazendo à medida que envelhecia. Cara… seu som acústico, sua palhetada e como ele tocava eram todos brilhantes. Sua forma de tocar mexe comigo até hoje.”

2. Angus e Malcolm Young: “Conforme você envelhece, começa a desenvolver gostos que são só seus e não influenciados por outras pessoas. E eu me lembro de ter entrado no AC/DC no início, o que me fisgou em Angus e Malcolm Young. Quero dizer, como escolher um em detrimento do outro? Ambos são igualmente brilhantes e se complementam perfeitamente em termos sonoros. Uma vez que clicou, eu pensei, ‘É isso.’ A maneira como suas guitarras foram gravadas e os sons que saem delas ainda estão entre os melhores timbres de todos os tempos.

Quando Angus e Malcolm tocavam juntos eles soavam poderosos, mas não exagerados. Eles são como a quintessência do som do rock ‘n’ roll. É apenas direto, orgânico e com um som caloroso. As pistas de Angus eram altas, mas nunca ásperas ou superprocessadas. Os ritmos de Malcolm eram como nenhum outro. Então, eles sempre me influenciaram, e a interação é nada menos que um presente. Não há outra maneira de descrevê-lo.”

3. Peter Buck: “Por fim, entrei na minha fase punk rock raivosa no início da adolescência, o que me levou a todos os tipos de caminhos. E crescendo na Geórgia, eventualmente, encontrei o rock alternativo que era popular na época. Embora a fase punk não tenha durado muito, a energia dela ficou comigo e desenvolvi um amor profundo por The Clash, The Cramps, The Damned e Sex Pistols, mas também me apaixonei por The Smiths, The Cure, The Jam e R.E.M. Em particular, me apaixonei por Peter Buck. Até hoje é uma das minhas influências. Ele é apenas um guitarrista fenomenal e emocionante. Mas, novamente, todos no R.E.M. são incríveis, o que só me fez amá-los mais.”

4. Nick Drake: “Como Peter Buck, lembro-me vividamente da primeira vez que ouvi Nick Drake. Um amigo meu me deu uma compilação chamada ‘Time of No Reply’, e a primeira música que ouvi se chamava ‘Fly’. Foi a coisa mais linda e assustadora que eu já ouvi, ficou comigo por dias. Sua forma de tocar, a tonalidade de sua voz e seu fraseado eram como nada que eu já tinha conhecido. E a maneira como ele os juntou foi milagrosa para mim. Foi quase como uma experiência religiosa.Parecia que tudo se fundia como uma coisa só. Todo o pacote de Nick Drake se encaixa perfeitamente dentro da bolha do que aquela música era. Ainda é difícil imaginar como alguém poderia tocar e cantar assim, mas de alguma forma ele o fez.”

5. Clarence White: “Voltando a algumas das músicas que meus pais ouviam nos anos 60 e 70, tenho que incluir os Byrds. Eu adorava a música deles e, no que diz respeito à guitarra, Clarence White é um daqueles que tinham uma identidade. O cara era inacreditável. Sua entrega, seu tom e a maneira como foi capaz de incorporar essa nova invenção [B-Bender] e basicamente escrever uma maneira totalmente nova de tocar guitarra, para mim, é fenomenal.”

6. Keith Richards: “Quando entrei no reino de Keith e comecei a tentar descobrir tudo, rapidamente percebi que era como um quebra-cabeça. Essa jornada me aprofundou em toda a vibração dos Rolling Stones, que é magnífica, cara. E eu me lembro de estar talvez com 15 ou 16 anos em uma longa viagem pela costa leste até Nova York enquanto ouvia uma fita cassete de ‘Beggars Banquet’. Eu continuei ouvindo a coisa toda repetidamente, e os sons que Keith obtinha eram altos agudos, quase como um instrumento de sopro sobre o violão.

A maneira como Keith estava dedilhando e como aquela coisa estava pairando sobre o todo criou essa vibração e sentimento melancólicos, mas lindos. Eu amo demais sua forma acústica. Quero dizer, obviamente, Keith é um guitarrista brilhante, mas ouvi-lo tocar violão é uma coisa especial. A maneira como ele dedilhava era única, percussiva e tão diferente. Mas seu tom é inacreditável. É tão incrível que, honestamente, ninguém pode alcançá-lo.”

7. Mick Taylor: “Keith me levou a Mick Taylor. Não muito diferente de Malcolm e Angus, Keith e Mick formaram uma dupla de guitarras insana. E as pessoas podem dizer o que quiserem sobre qualquer parte do catálogo dos Stones que quiserem, mas esses álbuns com Mick Taylor são irreais. O que esses dois conseguiram fazer é o padrão ouro de como uma dupla de guitarristas deve tocar. Foi tão fluido e instantâneo, e os dois foram tão presentes. Ambos estavam lá, e seu jogo era tão aparente.

Adorei como a abordagem de Mick complementava as coisas, porque muitas vezes ele é considerado um guitarrista de blues e fica encaixotado lá. Mas com os Stones, seu ritmo e virtuosismo criaram uma beleza que não existe necessariamente no blues. Havia tanta coisa nostálgica, mas também uma aspereza que era viciante de ouvir. Era duro e pesado, mas também profundamente emocional. Não sei mais como descrever o som de Mick Taylor. Sua abordagem era fluida e bonita, então sincronizava perfeitamente com a de Keith.”

8. Jimi Hendrix: “Como muitas pessoas, fiquei impressionado quando ouvi Jimi Hendrix pela primeira vez. Seus solos eram tão incríveis, mas as estruturas de acordes e como os tocava eram profundos. Ele adicionava uma estrutura que os tornava complicados e únicos. O que sempre me impressionou sobre Hendrix foi que todas as suas partes eram incríveis, sabe? Quem tocava assim? Ainda me lembro de ouvir ‘Are You Experienced’ e literalmente ter minha mente explodida. Tudo era impressionante e ainda é até hoje. Mas eu estava no ensino médio quando ouvi pela primeira vez e, assim que ouvi, nada disso me deixou. Apenas ficou comigo.”

9. Ronnie Wood: “Ronnie Wood é muito subestimado, especialmente quando se trata de sua abordagem composicional. Como ele tocou essas músicas e as escreveu em primeiro lugar foi realmente incrível. Ele fez coisas muito interessantes e escreveu tantas músicas memoráveis, como ‘Gasoline Alley’ ou ‘Every Picture Tells a Story’. Isso exige muito talento. Estamos falando de algumas das canções de rock mais impressionantes de todos os tempos e Ronnie Wood foi uma grande parte delas.

Além do lado composicional dele, suas habilidades de slide e sua abordagem sonora em geral eram tão boas. Mas para mim, Ronnie não foi capaz de brilhar da mesma forma com os Stones, o que é uma pena. Com o Faces estava em um nível totalmente diferente, era muito especial. Eu gostaria que ele fizesse mais disso com os Stones.”

10. Jimmy Page: “Jimmy significava tanto para mim quanto qualquer um. Talvez até mais porque eu toquei com ele na turnê com os Crowes. Foi uma experiência que levarei comigo para sempre. Sua abordagem composicional, execução acústica e rítmica estavam todas em um plano em que ele só existia. E seus solos são tão saborosos e cheios desses momentos em que ele oscila para frente e para trás com essas belas melodias. O que posso dizer? Ele é inacreditável, absolutamente incrível.

Qualquer um que o chame de desleixado ou o que quer que seja, f*da-se. Ele é um Deus da guitarra, o que deveria ser óbvio. Então, chegar lá e tocar aquelas músicas do Zeppelin e tê-lo tocando minhas músicas durante aqueles dois verões que excursionei com ele, são alguns dos melhores momentos da minha vida. Ele é apenas um daqueles caras que podem desmontar essas músicas e injetar esse tom e sentimento que você não pode duplicar, não importa o quanto você tente. Tendo ouvido e amado sua música durante toda a minha vida e depois tocado com ele, tenho absoluto respeito e reverência. Quando olho para trás, vejo que subir no palco com ele foi nada menos que um presente para mim.”

11. Duane Allman: “Ele me impactou de várias maneiras, mas seu trabalho de slide está no mesmo nível de qualquer coisa que Hendrix fez para a guitarra. Ele foi tão influente quanto, mas levou tudo para uma direção totalmente diferente. Eu sempre pensei que você tinha música e guitarra antes de Hendrix e depois. E, na minha opinião, porque ele estava tão longe na forma como tocava e pensava, o mesmo vale para Duane Allman.

A sensação que vem de sua forma de tocar guitarra é totalmente indescritível. Ser capaz de entregar isso de uma forma tão musical e nova era de outro mundo. Mas o que talvez eu mais tenha amado em Duane Allman foi sua versatilidade. Para mim, era óbvio que ele amava o blues e gostava de B.B. King, mas ele pegou essas influências e as tornou suas.”

Sobre Rich Robinson

Rich Robinson fundou o The Black Crowes junto de seu irmão, o vocalista Chris Robinson. Aos 14 anos, já havia composto a melodia de “She Talks to Angels”, primeiro grande hit da banda.

Apesar do grande sucesso, a relação entre os dois está na famosa lista das grandes tretas de irmãos na história do rock. Por anos um renegou a existência do outro, sem sequer trocar palavras. Nos últimos tempos, fizeram as pazes e se reuniram.

Além da carreira solo, Robinson comandou o The Magpie Salute, que contava com outros antigos membros do Crowes. Em 2016, assumiu temporariamente a guitarra do Bad Company, substituindo Mick Ralphs, que havia sofrido um AVC.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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