Dave Mustaine é considerado por muitos como um dos criadores do thrash metal. O título vem, inclusive, por conta de seu trabalho anterior ao Megadeth: o Metallica, no início dos anos 80.
Com tamanha importância nesse cenário, o músico se torna uma boa referência para citar bandas daquela cena que mereciam mais destaque. Em entrevista ao The Jeremy White Show (via Ultimate Guitar), foram relembrados nomes como Exodus e Testament, que ainda encontram respaldo no underground, e Lȧȧz Rockit, raramente destacado até mesmo por quem conhece bem o estilo.
“Havia o Lȧȧz Rockit, uma banda desconhecida. O Hirax, acho que ainda estão tentando, mas nunca tiveram o destaque que precisava. Claro, o Exodus, grande banda, que produziu um grande guitarrista para o Metallica (Kirk Hammett), mas nunca teve uma porta gigante se abrindo para eles. Eles tinham outro grande guitarrista, Gary Holt, que tocou com o Slayer – para mim, Gary é o som do Exodus. E então você tem outras bandas como o Testament, Overkill… meu Deus, tantas bandas que são parte da cena.”
Em busca de se desvencilhar do título de “padrinho do thrash metal”, Mustaine apontou que muitos desses grupos surgiram praticamente ao mesmo tempo que o Metallica, ainda com ele na formação. Por isso, é justo considerá-los todos como seminais para o desenvolvimento do thrash metal.
“Eles vieram só um pouco depois de mim. Então as vezes eu sinto que devemos nos lembrar de todos esses outros caras. Qualquer que fosse a posição deles no esquema das coisas, de qualquer forma eles tiveram muito a ver com isso, acho importante que saibamos a história.”
Dave Mustaine e os primórdios do thrash metal
Antes de comandar o Megadeth, Dave Mustaine foi integrante da primeira formação do Metallica, completa pelo baixista Ron McGovney e pelos chefões James Hetfield (voz e guitarra) e Lars Ulrich (bateria). Ele esteve na banda de 1981 a 1983, quando saiu de forma conturbada e deu lugar a Kirk Hammett, oriundo do Exodus e ocupante da vaga até hoje.
Composições de Mustaine aparecem nos dois primeiros discos do Metallica, os clássicos “Kill ‘em All” (1983) e “Ride the Lightning” (1984). Ressentido com a demissão, o músico criou o Megadeth assim que deixou o antigo grupo, fazendo sua estreia em 1985 com “Killing is My Business… And Business is Good!”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.