A trilogia “Matrix” está entre as mais famosas dos cinemas e fez muita gente questionar a própria realidade em que nós vivemos. Seus temas pra lá de filosóficos e complexos não afetaram apenas o público, mas também o próprio elenco: Keanu Reeves, que interpretou o protagonista Neo, revelou que precisou ler alguns livros para poder viver seu personagem mais famoso.
Para o documentário “The Matrix Revisited” (via Farout), o ator revelou que as obras eram uma exigência. Antes mesmo de poder conferir o roteiro do primeiro filme, as Irmãs Wachowski, diretoras dos longas da trilogia, pediram para Reeves ler alguns livros para poder compreender melhor a temática da franquia.
“Elas me disseram: ‘ok, queremos que você interprete Thomas Anderson/Neo’. Eu tive de ler (Jean) Baudrillard. Eu tive de ler ‘Out of Control’, que é sobre sistemas, evolução e robôs. E também teve outro livro que era (Introducing) ‘Evolutionary Psychology’. Foram esses os três livros que elas queriam que eu lesse antes mesmo de ver o roteiro.”
Os livros que Keanu Reeves leu para “Matrix”
O livro em questão de Jean Baudrillard é o famoso “Simulacros e Simulação”. Na obra, lançada em 1981, o renomado escritor francês explora a relação entre a realidade, sociedade e seus símbolos e como eles se relacionam em nossa existência.
Já “Out of Control” foi escrito por Kevin Kelly em 1992. O livro explora a relação dos complexos sistemas em que vivemos e entra em assuntos como cibernética e a famosa Teoria do Caos.
Por fim, “Introducing Evolutionary Psychology”, de Dylan Evans, se trata justamente de um guia introdutório para a área de psicologia evolucionária e conta com algumas ilustrações para melhorar a compreensão do leitor.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.