Um estudo conduzido com mais de mil músicos e produtores no Estados Unidos e Reino Unido apontou que 75% dos artistas perdem dinheiro ao lançar música. O motivo reside nos custos de promoção em streaming, que incluem vídeo.
O levantamento foi conduzido pela Pirate, uma empresa dona de mais de 700 estúdios pelo mundo, consultando usuários de seus serviços. Ao todo, 91% dos artistas participantes da pesquisa lançam suas músicas de maneira independente, sem empresário ou gravadora. Desses, 75% tem gastos superiores à renda vinda de streaming e vendas.
Sobre o panorama atual da indústria musical, um dos diretores da Pirate, Dan Davis disse:
“Para um artista que faz sua própria divulgação, é tanto mais difícil quanto mais fácil na era das redes sociais. Plataformas recompensam uma corrente constante de conteúdo que exige muito trabalho, e o retorno é que dá pra construir seu próprio público ao invés de tentar passar por gatekeepers.”
Músicos e redes sociais
O estudo também apontou que 54% dos criadores entrevistados usam suas contas de mídias sociais para promoção ao invés de socialização. Isso levou 51% de artistas a tirarem férias de redes em algum ponto na carreira.
De acordo com Dan Davis, isso é um sinal positivo.
“Ver artistas dando um tempo em redes sociais é um sinal positivo, de que mais criadores estão priorizando sua saúde mental. Para muitos músicos em nossos estúdios, música ocorre em cima de empregos de tempo integral ou meio-período; é importante tirar folga do trabalho, música e tudo mais que vem com ser um músico.”
A rede social preferida pelos músicos para divulgação foi o Instagram – 88% dos entrevistados tinham conta. A segunda mais popular é o YouTube (69%), seguida pelo Facebook (58%) e TikTok (42%).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.