A história por trás da produção de “Super Mario Bros. O Filme”

Por anos, Nintendo não quis saber de filmes - até o criador do Mario fazer a empresa mudar de ideia

O filme “Super Mario Bros. O Filme” marcará o retorno do famoso encanador bigodudo da Nintendo ao mundo dos cinemas, após a fracassada experiência com o live-action lançado nos anos 1990. Só que desta vez, já podemos esperar um resultado bem diferente, considerando tudo que foi divulgado pelo marketing da animação até agora.

Nem é preciso lembrar que o Mario é um dos personagens mais conhecidos e famosos da indústria dos games. Desde sua estreia, em 1981, o herói e mascote da Nintendo apareceu em inúmeros games da empresa e se tornou um ícone cultural em todo o planeta.

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Mas afinal, por que a Nintendo demorou tanto para fazer um filme sobre o herói? O que a fez mudar de ideia? E o que podemos esperar da animação? É o que vamos abordar a seguir. As informações são da  Wikipedia, Nintendo Life, Venture Beat, Variety e Animation Magazine.

Criador do Mario fez Nintendo mudar de ideia

Por anos, a Nintendo ficou com um pé atrás em desenvolver filmes baseados em suas franquias. Afinal, conforme abordamos na introdução e em outro texto, o fracasso de “Super Mario Bros.”, de 1993, fez a companhia desistir de se aventurar no mundo da sétima arte por um bom tempo.

No entanto, a empresa começou a mudar esta mentalidade por conta do seu serviço Virtual Console, em que jogadores podiam fazer o download de games antigos da Nintendo para os videogames Wii, Wii U e 3DS.

Em uma sessão de perguntas e respostas no ano de 2020, Shigeru Miyamoto, criador do Mario e de outras franquias famosas da Nintendo, revelou que viu no serviço a chance de voltar as atenções da empresa para o mundo dos filmes.

“Sobre desenvolver nossas propriedades intelectuais em filmes, eu era originalmente contra a ideia de a Nintendo ir para esse nicho, mas estou atualmente envolvido no uso de nossas propriedades intelectuais para a produção de filmes. E a razão por trás dessa mudança foi o relançamento de muitos games no Virtual Console. 

Após passar pela experiência de trazer os games antigos para novos hardware tantas vezes, passei a considerar que nosso negócio poderia se desenvolver muito mais se combinássemos nossos amados softwares com vídeo e utilizá-los ao mesmo tempo por um longo período.”

Como se não bastasse essa mudança de mentalidade, quem também tentou fazer um acordo com a Nintendo para adaptar suas franquias para o cinema foi a Sony – que é, ironicamente, rival da empresa no ramo dos videogames por conta do PlayStation.

Naquele famoso vazamento de e-mails da companhia, que ocorreu em novembro de 2014, foi revelado que a Sony já tentava, há algum tempo, adquirir os direitos para produzir um filme do Mario. 

Em um e-mail enviado no mês anterior ao vazamento, o produtor executivo da Sony, Avi Arad, revelou para a colega Amy Pascal que havia fechado um acordo com a Nintendo – para após o ocorrido, negar toda a história.

Além disso, segundo a Buzzfeed News, a divisão de filmes da Sony não teria levado em conta justamente os potenciais conflitos que poderiam ocorrer com a divisão responsável pelo PlayStation, algo que poderia fazer o acordo melar.

Produtor de “Meu Malvado Favorito” entra na jogada

A Nintendo achou no estúdio Universal a oportunidade perfeita de voltar a levar Mario e sua turma para as telonas.  O motivo é que as duas empresas já vinham trabalhando em conjunto no desenvolvimento dos parques e resorts da Universal, que resultou no surgimento do parque temático Super Nintendo World.

O próprio Shigeru Miyamoto procurou pessoalmente Chris Meledandri, fundador do estúdio de animação Illumination – que pertence à Universal – e produtor dos filmes da franquia “Meu Malvado Favorito”.

Na mesma sessão de perguntas e respostas, Miyamoto explicou por que fez questão de procurar pessoas do ramo cinematográfico e a escolha por Meledandri.

“Muitos diziam que a Nintendo poderia fazer um filme por que ‘fazer um jogo é como fazer um filme’. Mas são coisas completamente diferentes para mim. Experiências interativas são completamente diferentes de mídias não interativas, e para fazer um filme, queria uma pessoa experiente para este trabalho. Por pensar assim, falei com vários diretores e produtores de cinema e eventualmente, fui apresentado à Illumination pelos parques da Universal, com os quais estamos desenvolvendo parques temáticos. Como produtor, Chris Meledandri é conhecido por filmes como ‘Minions’ e ‘Sing’, mas é um veterano com muita experiência, incluindo ‘Era do Gelo’ e passagens por empresas como a Fox. Conversamos sobre nossas semelhanças e decidimos que poderíamos colaborar um com o outro de alguma forma.”

O primeiro anúncio oficial do filme ocorreu em janeiro de 2018. A Nintendo confirmou que tanto Miyamoto quanto Meledandri seriam os produtores do longa e que a ideia era lançá-lo em 2022.

Diretores e elenco de “Super Mario Bros. O Filme”

Com o passar do tempo, a Nintendo garantiu ao público que as coisas corriam bem. Apenas em 2021 que começaram a surgir as primeiras informações mais concretas sobre o projeto.

Em agosto, os cineastas Aaron Horvath e Michael Jelenic revelaram, mesmo sem querer, que seriam os diretores de “Super Mario Bros. O Filme”. Os fãs descobriram a novidade após a dupla ter incluindo a animação em seus perfis no LinkedIn.

No mês seguinte, Horvath e Jelenic foram oficialmente confirmados pela Nintendo, junto do anúncio do elenco principal de dubladores do filme.

Entre os nomes anunciados, estavam Chris Pratt (Mario), Anya Taylor-Joy (Peach), Charlie Day (Luigi), Jack Black (Bowser), Keegan-Michael Key (Toad) e Seth Rogen (Donkey Kong). Matthew Fogel também foi confirmado como roteirista, junto da dupla de diretores. 

Polêmica pela escolha de Chris Pratt 

O anúncio do elenco de dubladores, no entanto, não deixou de gerar polêmica por uma simples razão: a escolha de Chris Pratt para dublar Mario.

Muitos fãs – e até mesmo outros dubladores – consideraram falta de respeito a produção ter ignorado Charles Martinet, o dublador oficial do Mario nos games da Nintendo, após o próprio ter dito que seria uma “felicidade e alegria” emprestar sua voz ao herói nas telonas.

Outros admiradores também afirmaram que após ter descartado Martinet, a produção de “Super Mario Bros. O Filme” deveria ter, ao menos, escolhido um ator de origem italiana, assim como o próprio personagem.

Para a Variety, Horvath e Jelenic se defenderam e explicaram a escolha de Pratt para o papel:

“É meio que um conto de origem. É a história do Mario se tornando o Super Mario. (Ele é) um trabalhador que faz trabalhos manuais e é de uma família de imigrantes italianos. Para nós, fez muito sentido (a escolha de Chris Pratt). Ele é realmente bom em interpretar pessoas que realizam trabalhos manuais e que tem coração. Para a maneira que caracterizamos Mario no filme, ele é perfeito.”

Ao menos, Martinet não foi completamente ignorado e fará algumas participações especiais na animação

E o que vai ser diferente para o filme?

Os primeiros trailers, teasers e clipes de “Super Mario Bros. O Filme” já mostraram que, apesar da grande fidelidade aos games, algumas pequenas mudanças precisaram ser feitas.

A principal delas foi a troca de papéis entre Luigi e Peach: neste caso, é o irmão do protagonista que precisará ser resgatado pelo herói, enquanto a personagem será uma espécie de “braço direito” do encanador bigodudo. 

Horvath e Jelenic explicaram que deixar os dois personagens em seus papéis tradicionais seria algo muito “direto”. Além disso, acreditaram que para o enredo da animação, seria importante que Peach também atuasse como líder e protetora dos Toads.

A dupla também já revelou que Bowser será um pouco diferente nas telonas: ele será, ao mesmo tempo, mais assustador, vulnerável e divertido. Para a Animation Magazine, Jelenic afirmou:

“Decidimos fazer o personagem ser mais assustador, mas o outro lado de Bowser é de alguém vulnerável e divertido. Jack Black é capaz de interpretar esses dois lados sem parecer que são personagens distintos.”

Nesta mesma entrevista, Horvath também explicou que os visuais do filme foram desenvolvidos para serem realistas e cartunescos ao mesmo tempo, o que explica a leve mudança visual vista nos personagens.

“Nossa visão para a animação era algo cartunesco e semi-realista. Tem seus momentos de diversão cartunesca, mas é provavelmente mais um filme de ação. Queríamos passar a sensação de uma grande aventura, com coisas em jogo e até passar a impressão de que seus personagens podem morrer, então eles não parecem moles ou elásticos. 

Por isso optamos por um volume mais consistente nos personagens, para que eles parecessem um pouco mais realistas do que nós vemos em outras animações.”

Futuro além do Mario nas telonas

Muitos fãs da Nintendo já devem imaginar que o provável sucesso de “Super Mario Bros. O Filme” deve resultar em mais aparições do mascote da Nintendo na telonas. 

No entanto, se depender das palavras do próprio Shigeru Miyamoto, as demais franquias da empresa também podem receber o mesmo tratamento em breve.

“Basicamente, não é que eu ‘queria fazer um filme do Mario’, mas eu passei a considerar que ‘deveríamos trazer mais conteúdos da Nintendo para o universo dos vídeos’. Com filmes, a quantidade de pessoas que entrariam em contato com nossas propriedades intelectuais se expandiria e aumentaria o engajamento dessas pessoas com nossas propriedades.

Shuntaro Furukawa, presidente mundial da Nintendo, também já confirmou que a empresa pode ir além do Mario nos cinemas, caso a animação faça sucesso. 

Agora, os fãs, com certeza, apenas esperam que “Super Mario Bros. O Filme” marque o início de uma nova era para a Nintendo nas telonas – e que os “amigos” do mascote da empresa também tenham sua chance de brilhar nos cinemas.

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Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

1 COMENTÁRIO

  1. Gosto da versão de 93, passava muito na sessão da tarde…tinha até o clipe da música da Roxette, lembro!!!! A verdade eu já disse uma vez: Fazer um Mario na vida real no nosso universo seria estranho, um cara pulando em cima de cogumelos e salvando a princesa das mãos do vilão chamado Bowser ou Super Koopa como era chamado nos desenhos, seria estranho isso!!!! Imagina se fossem fazer o filme do Sonic usando um Ouriço de verdade????não precisa nem responder, esses herois animados de games só ficariam bons mesmo se fizessem com traços de video game mesmo ou computação gráfica, essa seria a lógica e o sucesso de Sonic o filme!!!! valeu!!!!

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