O músico e compositor Marco Antonio de Figueiredo Luz, mais conhecido pelo nome artístico Fughetti Luz, morreu nesta sexta-feira (14), aos 76 anos. Ele vinha enfrentando uma série de complicações pulmonares, tendo passado boa parte dos últimos meses internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, onde veio a óbito.
Fughetti fundou o Liverpool em 1967, junto de Mimi Lessa (guitarra solo), Marcos Lessa (guitarra base), Wilmar Ignácio Seade Santana (baixo) e Edson Espíndola (bateria). O grupo se especializou em tocar material de bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who, fazendo muito sucesso no Rio Grande do Sul.
Dois anos mais tarde, gravam o álbum “Por Favor Sucesso”, mesclando influências do rock psicodélico com a MPB. Apesar de não ter sido um sucesso de vendas, o trabalho ganhou status de cult. O conjunto se desfaz em 1972.
No ano seguinte, sem Fughetti, os músicos começam a arquitetar um novo projeto, dando origem ao Bixo da Seda. O cantor se reúne com os colegas logo a seguir e eles se mudam para o Rio de Janeiro, passando a frequentar o circuito local, assim como também se apresentando em São Paulo e Belo Horizonte.
O álbum homônimo sai em 1976, trazendo influências mais ligadas ao rock progressivo em comparação ao trabalho do Liverpool. O disco fez sucesso e divulgou o nome da banda em todo o país. Porém, após o estouro inicial, passando por dificuldades financeiras, a parceria se desfaz novamente.
Nas décadas posteriores, o Bixo da Seda chegou a realizar shows esporádicos. Porém, sem a presença de Fughetti, que já enfrentava problemas de saúde. O cantor lançou alguns discos solo, além de seguir atuando como compositor. “Campo Minado” e “Nosso Lado Animal”, dois de seus maiores hits, foram imortalizados em interpretações da Bandaliera, tendo grande veiculação na mídia gaúcha.
“O Tempo Feiticeiro”, último lançamento de Fughetti, foi disponibilizado em 2017. O disco trazia canções inéditas e reinterpretações para músicas do passado do músico. Ele deixa uma filha, Shanti Luz, fruto do casamento Zefa, também já falecida.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.