“Mull of Kintyre”, o single do Wings que desbancou os Beatles

Gravada durante as sessões do álbum “London Town”, composição de Paul McCartney e Denny Laine é o single não-beneficente mais vendido da história do Reino Unido

Sexto trabalho de estúdio do Wings, “London Town” foi lançado em 31 de março de 1978. Marcou um período conturbado do grupo, com o guitarrista Jimmy McCulloch e o baterista Joe English saindo em meio às sessões de gravação. Junto do também guitarrista Denny Laine, o casal Paul McCartney e Linda McCartney completou o trabalho sem ajudas externas.

Mesmo com as dificuldades impostas, o trabalho foi um sucesso, chegando ao top 10 em treze paradas nacionais. Ganhou disco de platina nos Estados Unidos e ouro na Inglaterra. Porém, o maior sucesso proveniente daquele período foi disponibilizado como compacto avulso alguns meses antes do play chegar às lojas.

- Advertisement -

Composta por Paul e Denny em homenagem ao cabo homônimo e à península de Kintyre em Argyll and Bute, Escócia, “Mull of Kintyre” conta com gaitas de fole (registradas pela Campbeltown Pipe Band) e levada baseada na valsa típica do país celebrado.

Macca falou sobre a composição no livro “Wingspan: Paul McCartney’s Band on the Run”, lançado em 2001:

“Eu certamente amava a Escócia o suficiente para criar uma música sobre onde morávamos, uma área chamada Mull of Kintyre. Na verdade, era uma canção de amor, sobre como eu gostava de estar lá ou imaginar que estava viajando e querendo voltar para lá.”

Um videoclipe foi gravado sob direção de Michael Lindsay-Hogg. As filmagens ocorreram em Saddell Bay, no lado leste da península de Kintyre, a cerca de 11 quilômetros de High Park Farm, dois meses após a gravação da música. Paul, Linda e Denny cantam a música enquanto contemplam a baía e caminham até a praia onde a Campbeltown Pipe Band está marchando e tocando. A ação culmina em uma fogueira cantando junto com figurantes locais.

A canção se tornou o single mais vendido em seu formato no mercado britânico, superando “She Loves You”, dos Beatles. Apenas à época, ultrapassou 2 milhões de cópias comercializadas.

A posição seria mantida até 1984, quando foi ultrapassado por “Do They Know It’s Christmas?”, do projeto Band-Aid. Ainda assim, “Mull Of Kintyre” é, até hoje, o single não-beneficente mais vendido da história da indústria fonográfica do Reino Unido.

A música também obteve popularidade como um canto de torcida, entoada pelos adeptos do clube inglês Nottingham Forest desde a conquista do campeonato nacional de futebol na temporada 1977/78. Ela segue sendo lembrada nos jogos do clube em casa até hoje – com algumas alterações na letra.

Por ser uma canção muito ligada às raízes da Grã-Bretanha, “Mull of Kintyre” não fez tanto sucesso em países onde a coroa britânica não possui influência. Sendo assim, Paul nunca a executou em shows nos Estados Unidos, América do Sul e Ásia. Suas 36 aparições em setlists se deram na Inglaterra, Escócia, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades“Mull of Kintyre”, o single do Wings que desbancou os Beatles
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades