Com parcimônia, Night Demon apresenta som mais elaborado em “Outsider”

Contornos prog não descaracterizam fundamento metálico de primeiro álbum conceitual do trio estadunidense

Durante o período mais severo da pandemia, Jarvis Leatherby, o homem de frente do Night Demon, radicou-se no interior da Irlanda do Norte. A paisagem campestre o inspirou a escrever o material que compõe o conceitual terceiro álbum de estúdio da banda.

A história, como o próprio nome “Outsider” (“forasteiro”) indica, gira em torno de um visitante oriundo de outra realidade. Se do espaço sideral ou dos domínios da morte, só uma lida atenta nas letras poderá dizer. O mesmo vale para o que ele apronta em sua chegada pela Terra.

- Advertisement -

Do ponto de vista musical, o fundamento metálico tradicional permanece inalterado, mas nota-se que Leatherby (vocais e baixo), Armand John Anthony (guitarra) e Dusty Squires (bateria) vêm paulatinamente dando contornos prog ao som; não estendendo as faixas em duração — exceto por “Beyond the Grave” e “The Wrath”, que ultrapassam os seis e sete minutos, respectivamente —, mas tornando-as levemente mais elaboradas do que o usual.

A instrumental “Prelude” abre o trabalho como que abrindo, também, um portal interdimensional. Em dois minutos, a ambientação do ouvinte é concluída com sucesso. O modo radiofônico — dentro do que é possível sê-lo sem abdicar da mão pesada — é ativado na faixa-título e em “Rebirth”, ambas com refrãos tão cativantes quanto elementares.

Já “Obsidian” se sustenta num desvario de bumbos duplos e palhetadas alternadas como manda o figurino do speed oitentista ao qual o trio presta homenagem. A oposição é total a “A Wake”, protótipo de power ballad com uma emotividade que dado o histórico dos envolvidos pode soar meio fajuta. Por fim, “Escape from Beyond” assegura uma veia hard não rara nas bandas da chamada New Wave of Traditional Heavy Metal (NWOTHM).

Em 34 minutos que pedem repeteco, o Night Demon reitera o que todo headbanger atualizado já sabe: em seu segmento, entre as bandas de hoje que visam a soar como ontem, é uma das mais talentosas. Que tal tirar o colete jeans repleto de patches do fundo do armário?

Ouça “Outsider” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Night Demon – “Outsider”

01. Prelude
02. Outsider
03. Obsidian
04. Beyond The Grave
05. Rebirth
06. Escape From Beyond
07. A Wake
08. The Wrath
09. The Last Day

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosCom parcimônia, Night Demon apresenta som mais elaborado em “Outsider”
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades