A atriz malaia Michelle Yeoh tem uma bem-sucedida carreira que começou nos anos 1980, chegou a se aposentar por um tempo e voltou com tudo nos anos 1990. Desde então, ela participou de diversos filmes de sucesso – muitas vezes, interpretando heroínas que também eram excelentes artistas marciais.
Recentemente, Yeoh também se tornou uma vencedora do Oscar por conta do seu papel na comédia “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Ela se tornou a primeira atriz de origem asiática a ser indicada para o maior prêmio do cinema em 85 anos.
Com certeza, o longa já deve ter entrado para a lista dos favoritos da atriz. E quais seriam os outros trabalhos em que ela mais gostou de atuar ao longo dos seus 40 anos de carreira?
Para o The Hollywood Reporter (via Far Out Magazine), Michelle Yeoh mencionou os melhores trabalhos de sua carreira. Confira a relação a seguir.
“Yes, Madam! – Justiça em Dose Dupla” (1985) e “Polícia Acima de Tudo” (1993)
Para a primeira escolha, Michelle Yeoh quis escolher dois filmes de uma única vez e explicou o motivo.
“Entre o que eu acho meu favorito e o que fez a maior diferença em minha carreira, acho que vou juntar os dois. ‘Yes, Madam!’, por ter sido meu primeiro filme de ação e ‘Polícia Acima de Tudo’ por ter me feito deixar a aposentadoria e marcar um novo início em minha carreira como atriz.”
Nos dois longas, Yeoh viveu inspetoras policiais. No primeiro filme, ela tinha o objetivo de recuperar um microfilme e no segundo, ela era uma agente da Interpol baseada em Pequim e contracenou rapidamente com Jackie Chan.
“Polícia Acima de Tudo”, conforme dito pela atriz, marcou seu retorno aos filmes, após ter ficado cinco anos aposentada – decisão que mudou sua vida para sempre.
“Memórias de uma Gueixa” (2005) / “The Heroic Trio” (1993)
Para a segunda escolha, a vencedora do Oscar também quis escolher dois filmes de uma vez por conta de um detalhe: tanto em “Memórias de uma Gueixa” quanto em “The Heroic Trio”: suas personagens faziam parte de um trio de mulheres cheias de personalidade.
“Fiz o incrível ‘Memórias de uma Gueixa’ com, incluindo eu, três mulheres maravilhosas. E eu fiz outro, ‘The Heroic Trio’, mais uma vez, com três mulheres maravilhosas.”
“Memórias de uma Gueixa” conta a história de uma garota japonesa que é vendida para uma casa de gueixas para ajudar no sustento da família.
Já “The Heroic Trio” retrata esse trio de mulheres, que precisam enfrentar uma inimiga invisível que está sequestrando bebês.
“O Tigre o Dragão” (2000)
Um dos filmes mais famosos da carreira de Michelle Yeoh é “O Tigre e o Dragão”, lançado em 2000 e que chegou a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Claro, o longa não poderia ficar de fora desta lista de favoritos da atriz.
“O favorito dos meus filmes internacionais seria ‘O Tigre e o Dragão’.”
Neste filme, Yeoh vive uma artista marcial que se envolve em uma jornada para recuperar uma espada especial que foi roubada. A obra é considerada o melhor longa do gênero wuxia, conhecido por retratar aventuras de mestres de artes marciais na China antiga.
“007 – O Amanhã Nunca Morre” (1997)
Algumas pessoas podem se esquecer, mas Michelle Yeoh também já foi uma Bond Girl. A chance veio em “007 – O Amanhã Nunca Morre”, ocasião em que a atriz interpretou a agente Wai Lin.
Yeoh foi a primeira atriz de origem chinesa (ela pode ter nascido na Malásia, mas é descendente de chineses) a ocupar o famoso posto e é considerada por muitos uma das melhores Bond Girls da história.
Ao justificar a escolha, a atriz se limitou apenas a dizer:
“Ele (o filme) me fez ir a um lugar diferente.”
“Podres de Ricos” (2018)
Alguns anos antes de estrelar o filme que a fez ganhar o Oscar, Michelle Yeoh também participou de “Podres de Ricos”, uma comédia romântica com a presença de vários outros atores e atrizes de origem asiática.
Neste longa, uma professora americana viaja até Cingapura para conhecer a família do namorado e chegando na cidade-estado, descobre que eles são muito ricos. No longa, a atriz vive Eleanor Sung-Young, a mãe superprotetora do namorado que não vai muito com a cara da nora.
Yeoh afirmou que o filme se tornou um dos seus favoritos justamente pela oportunidade de interpretar uma mãe.
“Porque é um papel muito forte de mãe, que ama sua família pelas melhores razões, mas sempre é mal interpretada.”
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (2022)
Por fim, Michelle Yeoh não poderia deixar de fora de sua lista de filmes favoritos o que rendeu a ela o Oscar: “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. No longa, ela vive a protagonista Evelyn Wang, dona de uma lavanderia que precisa se conectar com suas versões de universos paralelos para salvar o multiverso de uma grande ameaça.
Assim como no filme do item anterior, a atriz também teve de interpretar uma mãe um pouco diferente – papel considerado por muitos críticos o melhor da carreira de Yeoh.
“Tive de viver uma mãe completamente insana.”
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” também rendeu vários outros prêmios para Michelle Yeoh, como o Globo de Ouro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Lembro quando passava muito aqueles filmes de Karate no antigo Força Total da Band…foi ali onde vi filmes com Michelle Yeoh, Moona Lee, Cinthia Rothrock e outras lutadoras!!!! Lembro também que uma vez no corujão e Domingo Maior da Globo chegou a passar o clássico Royal warriors!!!! Sinceramente gosto mais dos filmes considerado B que ela fez do que os atuais, bons tempos de antigamente!!!! valeu!!!!