Sinônimo de bateria quando o assunto é heavy metal, Dave Lombardo confirmou o lançamento do seu primeiro disco solo para o próximo dia 5 de maio. “Rites of Percussion” sairá via Ipecac Records. O trabalho conta com 13 faixas e explora diferentes aspectos da musicalidade de seu protagonista.
O próprio músico assinou a produção, com a mixagem sendo feita por seu filho, David A. Lombardo. Entre os instrumentos usados estão um grande bumbo de concerto, um tímpano, um piano de cauda, shakers, maracas, gongos chineses e sinfônicos, tambores nativos americanos, congas, timbales, bongôs, batás, blocos de madeira, djembes, ibos, darbukas, octobans, cajóns e címbalos.
Em material promocional, Dave explica a concepção do play:
“A proposta veio de Mike Patton, lá em 1998. Ele me apresentou o álbum ‘Top Percussion’ de Tito Puente. Eu já conhecia Tito e fiquei um pouco chocado com o fato de Patton ser tão diversificado musicalmente e de se cercar de músicos com a mesma mentalidade. Isso me inspirou. Gravei várias ideias em fitas cassete ao longo dos anos, mas Mike continuou insistindo que eu tinha que fazer um ‘álbum de bateria’. Então, a ideia levou anos para se concretizar. Eu só tinha que encontrar o momento certo para fazê-lo.”
Sempre na estrada, Lombardo aproveitou a parada forçada dos últimos anos para finalmente se aprofundar no processo.
“Quando a pandemia chegou, pensei: ‘Bem, não posso fazer turnês agora’. Então comecei imediatamente a trabalhar no disco. Foi uma das melhores experiências que já tive. Estava no meu estúdio, com toda a minha bateria. Nada estava guardado pela primeira vez! Minha casa se tornou um lugar onde eu podia ser livre e criativo. Por um lado, as turnês que garantiam meu sustento foram retiradas. Mas, por outro, finalmente tive tempo para me aprofundar em diferentes softwares e técnicas de gravação. Foi uma experiência muito educativa e gratificante.”
“Journey of the Host”, primeiro single, pode ser conferido no player abaixo.
Sobre o músico
Nascido em Havana, Cuba, Dave Lombardo migrou com os pais para South Gate, Califórnia, Estados Unidos, aos 2 anos de idade. Desde cedo, demonstrou aptidão musical tocando instrumentos percussivos. Suas influências iniciais vinham de sons latinos, além de funk, disco e soul.
Após passar por bandas locais, encontrou seu território no Slayer. Em duas passagens (três, se quiser ser mais rigoroso e contar a breve saída em 1986), lançou 9 álbuns de estúdio com o grupo, se tornando sinônimo de bateria no thrash metal.
Em 1993, formou o Grip Inc. com o músico e produtor Waldemar Sorychta. Com proposta mais voltada ao groove metal, o projeto lançou quatro discos até 2004. Juntou-se a Mike Patton (Faith No More) e Buzz Osborne (The Melvins) no Fantômas, em 1998. Lombardo o qualifica como o projeto mais difícil, musicalmente falando, que já participou.
Atualmente integra o Testament, Suicidal Tendencies, Dead Cross, The Misfits e Mr. Bungle. Também gravou discos com Apocalyptica, Philm, Voodoocult e DJ Spooky.
Dave Lombardo – “Rites of Percussion”
- Initiatory Madness
- Separation From The Sacred
- Inner Sanctum
- Journey Of The Host
- Maunder In Liminality
- Despojo
- Interfearium
- Blood Let
- Warpath
- Guerrero
- Vicissitude
- Omiero
- Animismo
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.