Robert Plant não era um grande fã de fones de ouvido até ouvir o primeiro álbum do Led Zeppelin. A história foi contada pelo frontman da banda em depoimento ao livro “Beast: John Bonham and the Rise of Led Zeppelin”, lançado pelo escritor e jornalista C.M. Kushins em 2021.
O som do disco através dos headphones atingiu o vocalista em cheio, oferecendo uma absorção dos detalhes de forma mais precisa.
“Foi a primeira vez que os fones significaram alguma coisa para mim. O que ouvi voltando para mim nas latas enquanto cantava era melhor do que qualquer sensação oferecida por uma garota em toda a terra. Tinha tanto peso, tanto poder, era devastador. Foi tudo muito atrevido.”
A estreia do Led Zeppelin
Lançado em 12 de janeiro de 1969 no mercado americano (28 de março em território britânico), o álbum homônimo do Led Zeppelin vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas à época do lançamento. Chegou ao top 10 nas paradas dos Estados Unidos e Reino Unido.
O repertório foi criado durante os primeiros ensaios do grupo, quando ainda era conhecido como The New Yardbirds. O tracklist contava com músicas autorais e releituras para canções do blues e do folk.
A capa conta com um registro da tragédia do dirigível Hindenburg, ocorrida em 6 de maio de 1937. Das 97 pessoas a bordo, 13 passageiros e 22 tripulantes morreram, além de um técnico em solo O zepelim é, até hoje, a maior nave a ter levantado voo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.