...

Fucked Up mostra ambição em “One Day”, composto e gravado em um dia

Quinteto canadense pega o que poderia ser um experimento despretensioso e cria um disco de respeito

Em 17 anos de carreira, o Fucked Up viu sua imagem na cena punk ir de coletivo ameaçador para veteranos quase prog em sua abordagem. A realidade, contudo, é que o grupo canadense sempre teve uma veia ambiciosa pulsando forte em seu som.

Desde a estreia, “Hidden World” (2006), o Fucked Up procurava expandir em cima das possibilidades psicodélicas do punk, moldando distorção e barulho como uma de suas maiores influências, o Hüsker Dü – o logo da banda sendo homenagem clara ao símbolo do trio americano. O ápice dessa experimentação, “The Chemistry of Common Life”, é um turbilhão de intensidade e riffs.

- Advertisement -

Ao longo dos anos, o grupo fez óperas rock, porradas distorcidas e uma série de EPs experimentais inspirados pelo zodíaco chinês. Por mais estranho que isso pareça no papel, faz sentido no contexto geral do Fucked Up. No final, tudo é amarrado pelas duas maiores presenças na sonoridade da banda: os vocais gritados de Damien Abraham e as guitarras de Mike Haliechuk.

Em “One Day”, o Fucked Up se propôs um desafio: seriam eles capazes de compor e gravar um disco que reflete toda sua ambição sonora em apenas um dia?

A resposta curta é sim. Se eles estiverem falando a verdade, o disco é um tremendo sucesso conceitual. “One Day” contém tudo notável sobre o grupo, sem soar um minuto como cópia de si mesmo.

Seja no punk excitante de  “Broken Little Boys”, na narrativa inesperadamente ambientada num navio estilo Moby Dick de “I Think I Might Be Weird”, ou “Cicada”, cantada por Haliechuk e que contém uma belíssima letra, com momentos como:

“Cicada stay up late
Tell me about the grace again
I want to see the stars shine from your eyes
Cicada don’t you know
That everyone sings the song you wrote?
You left too soon but you left us so much”

Nas mãos do Fucked Up, o que para muitas bandas seria apenas um experimento criativo despretensioso acaba se tornando um álbum capaz de ser considerado no mesmo patamar de seus melhores trabalhos.

Ouça “One Day” a seguir, via Spotify.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Fucked Up – “One Day”

  1. Found
  2. I Think I Might Be Weird
  3. Huge New Her
  4. Lords of Kensington
  5. Broken Little Boys
  6. Nothing’s Immortal
  7. Falling Right Under
  8. One Day
  9. Cicada
  10. Roar

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosFucked Up mostra ambição em “One Day”, composto e gravado em um...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades