Em linhas gerais, álbuns de estreia não conseguem mostrar o potencial de uma banda em seu esplendor. Sim, sabemos que alguns grupos nunca igualaram a qualidade de seus debuts. Porém, a evolução artística natural faz com que a grande maioria se encontre de verdade com o desenrolar da carreira.
É o caso do Aerosmith, como reconheceu Joe Perry em entrevista ao Vinyl Writer Music. O guitarrista foi além, revelando que simplesmente ninguém dentro do quinteto se sentiu representado pela obra quando a escutou pela primeira vez.
“Bem, acho que nenhum de nós gostou na época. Tínhamos uma ideia em nossas cabeças sobre como queríamos que soasse, mas éramos bastante ingênuos sobre tudo, incluindo trabalhar no estúdio. Pensávamos que simplesmente entraríamos e o estúdio faria soar de uma certa maneira.
Mas, na verdade, tudo se resume ao microfone que capta o que você toca, e é isso que é gravado. Não há pó mágico que faça seu disco soar como você acha que deveria, e essa foi a maior lição que aprendemos. Eu escutei aquele álbum por anos pensando: ‘Deus, eu queria que minha guitarra soasse melhor. Eu gostaria que tivéssemos tocado isso de forma diferente’. Mas gravamos o segundo, o terceiro e começamos a compor no estúdio. Aí as coisas mudaram para nós.”
A melhora definitiva veio no quarto trabalho, de acordo com a visão de Perry. Não à toa, o preferido de muita gente.
“Com ‘Rocks’ nós realmente começamos a acertar nosso passo e aprender a trabalhar o estúdio a nosso favor. É engraçado porque as pessoas ainda me perguntam como consegui fazer a guitarra soar como era no primeiro. Honestamente, encontrei um amplificador, gostei e gravei com ele. Nós ainda estávamos tentando descobrir tudo naquela época. Tudo aconteceu rápido para nós depois que assinamos. Foi tipo, ‘Ok, vocês estão indo para o estúdio agora’. Éramos apenas crianças. Não tínhamos ideia, éramos muito ingênuos, então aprendemos à medida que avançávamos, unidos e cuidando um do outro.”
A estreia do Aerosmith
Lançado em 5 de janeiro de 1973, “Aerosmith”, o álbum, teve repercussão discreta à época. Porém, com o estouro posterior da banda, atingiu dois milhões de cópias comercializadas só nos Estados Unidos.
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