Em postagem nas redes sociais o baixista do The Specials, Horace Panter, revelou a causa da morte do vocalista Terry Hall. O cantor faleceu no último domingo (18), aos 63 anos, em decorrência de um câncer pancreático.
Eis o texto completo do instrumentista:
“The Specials. Terry. Isso é o que aconteceu.
Tínhamos tudo planejado para gravar o disco que faríamos em 2020 – um álbum de reggae. As sessões aconteceriam em Los Angeles, no mês de novembro. Tínhamos o estúdio reservado, voos pagos, acomodações organizadas. Roger Rivas, do The Agrolites, iria coproduzir. Shepard Fairey faria a capa. Lynval, ainda se recuperando de sua cirurgia na coluna no início do ano, estava no Reino Unido e ansioso para partir.
Terry tinha a estrutura para 8 músicas. A confiança era alta. Estávamos prontos para nos encontrar com Nikolaj e fazer mágica. Isso foi em setembro. Terry manda um e-mail para todo mundo e diz que está de cama com um problema estomacal e não pode fazer a primeira semana de sessões de pré-produção. Não é grande coisa, podemos derrubar tudo em uma semana. Não devemos voar até 4 de novembro.
Na semana seguinte, Terry não está melhor e está no hospital. Não há muito que possamos fazer, exceto esperar que ele melhore. Domingo, 2 de outubro, recebo um telefonema do gerente Steve.
E tudo vira m*rda. A doença de Terry é muito pior do que pensávamos. Ele foi diagnosticado com câncer. Isso é sério. Representa grave risco de vida. Ele também desenvolveu diabetes. Isso tem que ser tratado primeiro, depois é um regime de quimioterapia.
Não há nada que alguém possa fazer. Tudo é colocado em espera.
Terry é enfático para que ninguém seja informado sobre isso. Se alguém perguntar, ele está controlando o diabetes.
O tratamento de quimioterapia começa favoravelmente, mas parece que seria março de 2023, no mínimo, antes de estarmos em posição de trabalhar. Ele entra e sai do hospital para estabilizar o problema do diabetes e também para controlar a dor.
Então fica quieto.
Início de dezembro e os relatórios não são bons. Terry perdeu muito peso e está muito frágil. Seu amigo Ian Broudie visita e telefona para o gerente Steve. Ele teme que Terry esteja indo embora.
15 de dezembro e o gerente Steve dirige até Londres para uma visita. Ele me liga em sua viagem de volta e diz que as coisas não parecem promissoras. Terry está morrendo. No dia seguinte, ele recebe morfina e fica mais ou menos inconsciente a maior parte do tempo. Achei que seria melhor ir visitá-lo, mas Lindy, sua esposa, desaconselha isso. Ela colocou o telefone no ouvido de Terry para que suas irmãs e Lynval pudessem se despedir. Ela sugere que eu faça o mesmo. Então eu fiz. Foi difícil.
Terry morreu por volta das 5 e meia da noite seguinte, domingo, 18 de dezembro. O mundo perdeu uma voz única e eu perdi um bom amigo.
Horace.”
O câncer pancreático costuma ser um dos mais letais. O principal motivo é a ausência de sintomas nos estágios iniciais, além do fato de se espalhar de forma rápida. O tratamento pode incluir a remoção cirúrgica do órgão, além de radioterapia e quimioterapia.
Terry Hall e The Specials
Terry Hall também fez parte dos grupos Fun Boy Three e The Colourfield, além de ter realizado trabalhos com Gorillaz e Dub Pistols, entre outros.
Apadrinhado pelo The Clash, o The Specials emplacou 7 hits no Top 10 britânico entre 1979 e 1981. Entre idas e vindas, o grupo se manteve na ativa a maior parte das últimas 4 décadas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.