Joe Strummer morreu no dia 22 de dezembro de 2002, aos 50 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Poucas semanas antes, o The Clash teve sua indução ao Rock and Roll Hall of Fame anunciada para a cerimônia seguinte.
Dias mais tarde, Mick Jones se juntou a Strummer para três músicas – “Bankrobber”, “White Riot” e “London’s Burning” – ao final de um show em Londres. Porém, essa coisa chamada morte estava no caminho e impediu um reencontro oficial do grupo britânico.
E a ideia era realmente reunir os antigos colegas. Quem garante é Lucinda Tait, viúva de Joe, ao Consequence.
“Ele definitivamente queria que o The Clash tocasse no Rock and Roll Hall of Fame. Mas dependia de todos desejarem fazer isso também. E não era uma garantia. Mas Joe teria gostado caso acontecesse. De qualquer modo, seria algo apenas para a festa. Ele tinha muito orgulho do Mescaleros, não reuniria o Clash em tempo integral.”
Lucinda também aproveitou para elencar as qualidades do saudoso marido.
“Gostaria que as pessoas soubessem que Joe era incrivelmente gentil, atencioso e acreditava na bondade de todos. Gostava genuinamente das pessoas, seu amor pela humanidade era extraordinário. Sempre foi muito gentil, vivia cuidando dos outros.
Muitas vezes as letras do The Clash o retratavam como um jovem raivoso. Mas ele amadureceu, embora ainda tivesse raiva e lutasse pelos direitos das pessoas. Era um homem de família e um amigo maravilhoso.”
Joe Strummer e The Clash
Nascido em Ankara, Turquia, John Graham Mellor começou a se aventurar pela música em bandas como Flaming Youth, The Vultures e The 101ers.
A consagração viria à frente do The Clash. O grupo se sobressaiu na cena Punk britânica agregando elementos de outros estilos ao Rock, além de sua visão política engajada.
A partir de 1986, se engajou na carreira solo, tendo a seu lado a banda The Latino Rockabilly War em um dos álbuns. Participou de uma série de trilhas, além de trabalhos de outros artistas. Seu último grupo foi o The Mescaleros, com quem lançou 3 discos ainda em vida.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.