Ao abordar o pior álbum do Megadeth em conversas entre fãs, a citação a “Risk” será quase unânime. A sonoridade, que já vinha se modificando nos trabalhos anteriores, deu uma guinada ainda mais radical, acrescentando elementos de rock alternativo e industrial, o que desagradou boa parte do público.
Mesmo assim, sempre há algo de positivo a se destacar em uma obra completa. Em entrevista ao Songfacts, Dave Mustaine exaltou uma faixa específica do tracklist.
“Em termos de dramatização, como se fosse uma pintura em forma de canção, considero ‘Wanderlust’ uma das melhores que já escrevi. A gravação, a letra, a maneira como canto, o clímax… Ela apenas saiu em um momento onde o público estava interessado em tipos diferentes de música.”
A seguir, o guitarrista e vocalista refletiu sobre o polêmico disco.
“Tínhamos muitas faixas realmente ótimas. Mas Marty Friedman queria que buscássemos um som mais alternativo. Argumentei que não podíamos ir de escrever ‘Black Friday’ para tocar músicas de bandas como Dishwalla, que ele realmente gostava. Eu também achava legal, mas não estava disposto a me tornar uma banda de som alternativo. Era o tipo de som que costumava tocar no rádio o tempo todo.
Mas quando esse álbum saiu depois de ‘Cryptic Writings’, ainda continuamos a fazer concessões ao desejo de Marty de ser mais melódico e com um som mais alternativo. Portanto, os tempos diminuíram e muito da ação da mão direita foi subjugada. Fiz coisas que eu nunca pretendi fazer em uma guitarra no começo, relaxando, segurando acordes e outras coisas.”
Megadeth e “Risk”
Oitavo disco de estúdio do Megadeth, “Risk” foi o último a contar com o guitarrista Marty Friedman e o primeiro do baterista Jimmy DeGrasso.
O título foi inspirado em uma conversa de Dave Mustaine com Lars Ulrich. O baterista do Metallica teria declarado que o eterno ex-colega precisava correr mais riscos em sua música. Bud Prager, manager à época, também incentivou a banda a soar mais contemporânea.
“Crush’ Em” foi o maior sucesso, aparecendo na trilha sonora do filme “Soldado Universal II: O Retorno”, além de figurar em transmissões de jogos da Liga Nacional de Hóquei (NHL) e eventos de wrestling.
“Risk” chegou ao 16º lugar na parada americana. Em 2004, foi lançado em versão remixada e remasterizada, ganhando faixas bônus e nova capa.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.