Robert Plant pode ter suas ressalvas em relação a “Stairway to Heaven”, mas o mundo aprendeu a amar a música de uma forma especial. Chega ao ponto de mesmo quem não conhece o Led Zeppelin saber identificar a canção em suas primeiras notas.
Quem também a ama é Jimmy Page, que rasgou elogios à composição presente no álbum “Led Zeppelin IV” (1972) durante entrevista com a Rolling Stone – resgatada pelo site Far Out Magazine.
“Para mim, ‘Stairway’ cristaliza a essência da banda. Está tudo lá, nos mostra no auge, tanto enquanto grupo quanto individualmente. Tivemos o cuidado de nunca lançá-la como single. Foi um marco para nós. Todo músico quer fazer algo de qualidade duradoura, algo que vai durar por muito tempo e acho que fizemos isso com ela.
Pete Townshend (The Who) provavelmente pensou que conseguiu o mesmo com ‘Tommy’. Não sei se tenho capacidade para criar algo que vá além. Precisaria trabalhar duro antes de chegar perto desses estágios de brilho consistente e total.”
Led Zeppelin, “Stairway to Heaven” e Robert Plant
Em 1988, Robert Plant despejou toda sua frustração com a existência de “Stairway to Heaven” em entrevista ao Los Angeles Times.
“Eu teria urticária se tivesse que cantá-la em todos os shows. Escrevi a letra e achei essa música de alguma importância e consequência em 1971, mas 17 anos depois, não sei. Só não é para mim. Chega de ‘Stairway to Heaven’ para mim.”
Apesar do desgosto pessoal, o cantor não pode negar o sucesso da música. Ela é a mais tocada e pedida na história do rádio FM, de acordo com vários levantamentos em diferentes épocas. Isso sem ter sido lançada como single em qualquer momento da trajetória, como Page ressaltou acima.
De acordo com a revista Monday Morning Replay, se calcula que ela ainda seja tocada cerca de 4,2 mil vezes por ano apenas nas rádios rock dos Estados Unidos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.