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A morte de Stevie Ray Vaughan, causada por acidente de helicóptero

Guitarrista de 35 anos esteve entre óbitos causados por queda de aeronave em 27 de agosto de 1990

Para contar a história da morte de Stevie Ray Vaughan, é preciso voltar à madrugada do dia 27 de agosto de 1990, em East Troy, no estado americano de Wisconsin.

Nessa data, o helicóptero que levava o guitarrista de 35 anos sofreu um acidente logo após a decolagem. Além do músico americano, outros quatro passageiros faleceram, incluindo membros da equipe de Eric Clapton, que havia feito uma apresentação com Stevie no dia anterior.

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Mas afinal, como foi a história da morte de Stevie Ray Vaughan, um dos maiores guitarristas de blues de sua geração?

Show com Eric Clapton na véspera do acidente

A morte de Stevie Ray Vaughan parecia predestinada. No dia anterior à fatalidade, o guitarrista contou aos seus companheiros de banda sobre um sonho que teve onde presenciava seu próprio funeral.

Mais tarde naquela noite, Stevie e sua banda Double Trouble tocaram no show de abertura para Eric Clapton, diante de 40 mil pessoas no Alpine Valley Music Theatre, em Wisconsin.

A histórica apresentação ainda contou uma jam com outros nomes do blues, como Robert Cray, Buddy Guy, além de Jimmie Vaughan, irmão mais velho de Stevie.

Após o show, quatro helicópteros da empresa Omniflight foram fretados para levar os artistas e suas equipes de volta para Chicago.

Na aeronave de Stevie, viajaria também seu irmão, com sua esposa Connie. Porém, os assentos destinados aos dois foram ocupados por dois membros da equipe de Clapton: o empresário Bobby Brooks e o segurança Nigel Browne.

Além dos três, os viajantes incluíam o piloto Jeff Brown e Colin Smythe, membro da equipe de turnê de SRV.

A morte de Stevie Ray Vaughan

Na madrugada de 27 de agosto de 1990, o voo decolou sob neblina, dificultando a visão do piloto Jeff Brown, um experiente profissional de 42 anos.

Apenas 1 km depois, o helicóptero modelo Bell 206B inesperadamente se inclinou para a esquerda e colidiu com uma pista de esqui, à 1h da manhã.

Todos que estavam a bordo faleceram, incluindo Stevie Ray Vaughan. Os destroços da aeronave foram encontrados pela manhã.

As investigações não encontraram nenhuma falha mecânica. Segundo as autoridades, a causa do acidente foi a baixa visibilidade do local.

A repercussão

A morte de Stevie Ray Vaughan causou comoção não só entre fãs, mas entre os vários músicos que conviveram com ele.

“Eu me senti da mesma forma quando meu filho morreu”, comentou Eric Clapton em entrevista para a Rolling Stone.

Além disso, a morte de Stevie resultou em homenagens. Nesse sentido, seu irmão Jimmie compôs para ele a música “Six Strings Down” homenageando também outros guitarristas de blues já falecidos.

No ano seguinte, o álbum “Family Style”, a única colaboração entre Stevie e Jimmie, foi lançado.

*Texto por Gustavo Maiato.

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1 COMENTÁRIO

  1. Eu vi sobre essa tragédia, novamente essa noite. As informações dos EUA dizem que Vaughan e três membros da comitiva de Eric Clapton, embarcaram no helicóptero Bell 206B, que caiu na encosta de uma colina de esqui próxima, logo após a decolagem. A Patrulha Aérea Civil foi notificada do acidente às 4h30 (CDT). Todas as cinco pessoas foram declaradas mortas no local. A autópsia concluiu que Vaughan sofreu múltiplos ferimentos internos e morreu de exsanguinação, (sangramento) devido a trauma contuso no tórax e abdome.

    No inquérito, o legista não encontrou indicios de drogas ou álcool, e registrou a morte por desventura. National Transportation Safety Board (NTSB) concluiu que o piloto não conseguiu ganhar altitude suficiente para evitar o impacto no terreno. Vaughan foi enterrado no Cemitério Laurel Land em Dallas, Texas, dia 31/agosto/1990. Em 1992, sua família processou por homicidio culposo a Omniflight Helicopters – liquidado por valor não revelado em 1995.

    Um dia antes, Stevie Ray Vaughan supostamente contou a sua banda e membros da equipe sobre pesadelo em que estava no próprio funeral com milhares de pessoas em luto. Ele se sentiu “aterrorizado, mas quase em paz”. Nos bastidores após o último show, os músicos falaram sobre tocar juntos novamente com Clapton, no Royal Albert Hall, de Londres, em 1991 em homenagem a Jimi Hendrix. Em seguida, o empresário da turnê de Clapton, Peter Jackson disse que o tempo piorou e tinham de partir logo.

    Havia quatro helicópteros para levar os musicos á Chicago. Vaughan estava com seu irmão Jimmie Vaughan e sua esposa Connie, próximos do helicóptero reservado Bell 206 B Jet Ranger, pilotado por Jeff Brown. Peter Jackson disse a Vaughan que os assentos foram reservados aos três, mas descobriram que os assentos foram ocupados pelo agente de Clapton, Bobby Brooks, o guarda-costas Nigel Browne, e o assistente Colin Smythe. Restou só um assento disponivel. Vaughan perguntou a Jimmie e Connie se podia ficar com o assento dizendo: “Eu realmente preciso voltar.” Jimmie e Connie concordaram e pegaram o próximo voo em Lake Geneva, Wisconsin.

    Vaughan e os outros três passageiros partiram a bordo do terceiro helicóptero, em meio a densa neblina à 1h00 (CDT). Brown pilotou o helicóptero para fora do campo de golfe, a uma velocidade maior e altitude ligeiramente menor que os outros pilotos. Fez uma curva acentuada á esquerda e colidiu com a lateral da pista de esqui de 300 pés (90 m), a cerca de 0,6 milhas (1 km) da decolagem. Todos a bordo morreram instantaneamente; nenhum incêndio ou explosão ocorreu, e os corpos e destroços foram espalhados por mais de 200 pés (60 m).

    Um avião de busca da Patrulha Aérea Civil de Wisconsin encontrou os destroços às 7 da manhã, 15 metros abaixo do cume da colina. Clapton e Jimmie Vaughan foram chamados ao necrotério para identificar os corpos. De acordo com um relatório de autópsia, Vaughan sofreu muitos ferimentos intransponiveis, como transecção e dissecção da aorta e múltiplas fraturas no crânio, junto com ruptura de baço e figado, e fraturas do osso da coxa direita e costelas. A investigação descobriu que não havia drogas ou álcool envolvidos, e todas as vítimas usavam cintos de segurança. Nenhuma falha mecânica ou mau funcionamento foi encontrada no helicóptero.

    O piloto Jeff Brown tinha muitas horas de experiência com o Bell 206B, à noite. Mas, era classificado apenas por ”instrumentos em aviões”, e ”não em helicópteros”. Pouco antes do voo, ele falhou em uma viagem de verificação de instrumentos. De acordo com o NTSB, a causa do acidente foi considerada um voo controlado contra o terreno, já que Brown não conseguia ver a colina devido à baixa visibilidade. O piloto soubesse operar os instrumentos diante da neblina, poderia ter buscado mais altitude e melhor direção, evitando a colisão.

    O piloto Jeff Brown voou sob condições IFR [Regras de voo por instrumentos (Instrument flight rules)] sem ser certificado ou treinado adequadamente. Foi isso que também matou o grupo do ex-jogador da NBA, Kobe Bryant, e a comitiva de Buddy Holly em 1959. Helicópteros são mais perigosos que aviões porque tem muitos pontos de falha. Uma porca se solta e você cai. E decolar no nevoeiro à noite, em área montanhosa sem treino de instrumentos é um suicídio virtual. Falha humana.

    A morte de Vaughan provocou manifestações de pesar em todo o mundo. O disco Family Style – único gravado com seu irmão Jimmie – foi lançado em setembro/1990, e tornou-se o disco não-Double Trouble mais vendido de Vaughan.

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Guitarrista de 35 anos esteve entre óbitos causados por queda de aeronave em 27 de agosto de 1990

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Nessa data, o helicóptero que levava o guitarrista de 35 anos sofreu um acidente logo após a decolagem. Além do músico americano, outros quatro passageiros faleceram, incluindo membros da equipe de Eric Clapton, que havia feito uma apresentação com Stevie no dia anterior.

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Show com Eric Clapton na véspera do acidente

A morte de Stevie Ray Vaughan parecia predestinada. No dia anterior à fatalidade, o guitarrista contou aos seus companheiros de banda sobre um sonho que teve onde presenciava seu próprio funeral.

Mais tarde naquela noite, Stevie e sua banda Double Trouble tocaram no show de abertura para Eric Clapton, diante de 40 mil pessoas no Alpine Valley Music Theatre, em Wisconsin.

A histórica apresentação ainda contou uma jam com outros nomes do blues, como Robert Cray, Buddy Guy, além de Jimmie Vaughan, irmão mais velho de Stevie.

Após o show, quatro helicópteros da empresa Omniflight foram fretados para levar os artistas e suas equipes de volta para Chicago.

Na aeronave de Stevie, viajaria também seu irmão, com sua esposa Connie. Porém, os assentos destinados aos dois foram ocupados por dois membros da equipe de Clapton: o empresário Bobby Brooks e o segurança Nigel Browne.

Além dos três, os viajantes incluíam o piloto Jeff Brown e Colin Smythe, membro da equipe de turnê de SRV.

A morte de Stevie Ray Vaughan

Na madrugada de 27 de agosto de 1990, o voo decolou sob neblina, dificultando a visão do piloto Jeff Brown, um experiente profissional de 42 anos.

Apenas 1 km depois, o helicóptero modelo Bell 206B inesperadamente se inclinou para a esquerda e colidiu com uma pista de esqui, à 1h da manhã.

Todos que estavam a bordo faleceram, incluindo Stevie Ray Vaughan. Os destroços da aeronave foram encontrados pela manhã.

As investigações não encontraram nenhuma falha mecânica. Segundo as autoridades, a causa do acidente foi a baixa visibilidade do local.

A repercussão

A morte de Stevie Ray Vaughan causou comoção não só entre fãs, mas entre os vários músicos que conviveram com ele.

“Eu me senti da mesma forma quando meu filho morreu”, comentou Eric Clapton em entrevista para a Rolling Stone.

Além disso, a morte de Stevie resultou em homenagens. Nesse sentido, seu irmão Jimmie compôs para ele a música “Six Strings Down” homenageando também outros guitarristas de blues já falecidos.

No ano seguinte, o álbum “Family Style”, a única colaboração entre Stevie e Jimmie, foi lançado.

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  1. Eu vi sobre essa tragédia, novamente essa noite. As informações dos EUA dizem que Vaughan e três membros da comitiva de Eric Clapton, embarcaram no helicóptero Bell 206B, que caiu na encosta de uma colina de esqui próxima, logo após a decolagem. A Patrulha Aérea Civil foi notificada do acidente às 4h30 (CDT). Todas as cinco pessoas foram declaradas mortas no local. A autópsia concluiu que Vaughan sofreu múltiplos ferimentos internos e morreu de exsanguinação, (sangramento) devido a trauma contuso no tórax e abdome.

    No inquérito, o legista não encontrou indicios de drogas ou álcool, e registrou a morte por desventura. National Transportation Safety Board (NTSB) concluiu que o piloto não conseguiu ganhar altitude suficiente para evitar o impacto no terreno. Vaughan foi enterrado no Cemitério Laurel Land em Dallas, Texas, dia 31/agosto/1990. Em 1992, sua família processou por homicidio culposo a Omniflight Helicopters – liquidado por valor não revelado em 1995.

    Um dia antes, Stevie Ray Vaughan supostamente contou a sua banda e membros da equipe sobre pesadelo em que estava no próprio funeral com milhares de pessoas em luto. Ele se sentiu “aterrorizado, mas quase em paz”. Nos bastidores após o último show, os músicos falaram sobre tocar juntos novamente com Clapton, no Royal Albert Hall, de Londres, em 1991 em homenagem a Jimi Hendrix. Em seguida, o empresário da turnê de Clapton, Peter Jackson disse que o tempo piorou e tinham de partir logo.

    Havia quatro helicópteros para levar os musicos á Chicago. Vaughan estava com seu irmão Jimmie Vaughan e sua esposa Connie, próximos do helicóptero reservado Bell 206 B Jet Ranger, pilotado por Jeff Brown. Peter Jackson disse a Vaughan que os assentos foram reservados aos três, mas descobriram que os assentos foram ocupados pelo agente de Clapton, Bobby Brooks, o guarda-costas Nigel Browne, e o assistente Colin Smythe. Restou só um assento disponivel. Vaughan perguntou a Jimmie e Connie se podia ficar com o assento dizendo: “Eu realmente preciso voltar.” Jimmie e Connie concordaram e pegaram o próximo voo em Lake Geneva, Wisconsin.

    Vaughan e os outros três passageiros partiram a bordo do terceiro helicóptero, em meio a densa neblina à 1h00 (CDT). Brown pilotou o helicóptero para fora do campo de golfe, a uma velocidade maior e altitude ligeiramente menor que os outros pilotos. Fez uma curva acentuada á esquerda e colidiu com a lateral da pista de esqui de 300 pés (90 m), a cerca de 0,6 milhas (1 km) da decolagem. Todos a bordo morreram instantaneamente; nenhum incêndio ou explosão ocorreu, e os corpos e destroços foram espalhados por mais de 200 pés (60 m).

    Um avião de busca da Patrulha Aérea Civil de Wisconsin encontrou os destroços às 7 da manhã, 15 metros abaixo do cume da colina. Clapton e Jimmie Vaughan foram chamados ao necrotério para identificar os corpos. De acordo com um relatório de autópsia, Vaughan sofreu muitos ferimentos intransponiveis, como transecção e dissecção da aorta e múltiplas fraturas no crânio, junto com ruptura de baço e figado, e fraturas do osso da coxa direita e costelas. A investigação descobriu que não havia drogas ou álcool envolvidos, e todas as vítimas usavam cintos de segurança. Nenhuma falha mecânica ou mau funcionamento foi encontrada no helicóptero.

    O piloto Jeff Brown tinha muitas horas de experiência com o Bell 206B, à noite. Mas, era classificado apenas por ”instrumentos em aviões”, e ”não em helicópteros”. Pouco antes do voo, ele falhou em uma viagem de verificação de instrumentos. De acordo com o NTSB, a causa do acidente foi considerada um voo controlado contra o terreno, já que Brown não conseguia ver a colina devido à baixa visibilidade. O piloto soubesse operar os instrumentos diante da neblina, poderia ter buscado mais altitude e melhor direção, evitando a colisão.

    O piloto Jeff Brown voou sob condições IFR [Regras de voo por instrumentos (Instrument flight rules)] sem ser certificado ou treinado adequadamente. Foi isso que também matou o grupo do ex-jogador da NBA, Kobe Bryant, e a comitiva de Buddy Holly em 1959. Helicópteros são mais perigosos que aviões porque tem muitos pontos de falha. Uma porca se solta e você cai. E decolar no nevoeiro à noite, em área montanhosa sem treino de instrumentos é um suicídio virtual. Falha humana.

    A morte de Vaughan provocou manifestações de pesar em todo o mundo. O disco Family Style – único gravado com seu irmão Jimmie – foi lançado em setembro/1990, e tornou-se o disco não-Double Trouble mais vendido de Vaughan.

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