A carreira do Van Halen é dividida em duas fases distintas: com David Lee Roth e com Sammy Hagar nos vocais. Para o segundo citado, que atualmente canta no The Circle ao lado do baixista e também ex-VH Michael Anthony, nos últimos anos houve uma tentativa de “enterrar” sua fase do grupo.
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Hagar comentou sua impressão de que, desde que Roth retornou à banda, em 2007, o Van Halen tentou apagar os álbuns de sua época na banda. Ao todo, foram 4 discos de estúdio do Van Hagar: “5150” (1986), “OU812” (1988), “For Unlawful Carnal Knowledge” (1991) e “Balance” (1995).
“Parece que desde que o Van Halen fez a reunião com David Lee Roth, eles realmente tentaram enterrar a era Van Hagar. Eles não remasterizaram (os álbuns), não permitiram que as músicas estivesse em filmes. Não permitiram que fossem licenciados para videogames e comerciais.”
Hagar segue sendo um dos maiores defensores de seu período nos vocais do Van Halen. Como prova do sucesso, ele cita a reação do público sempre que alguma música dos 4 álbuns é tocada nos shows do The Circle. E segundo ele, não são só os hits consolidados que fazem sucesso.
“Toda vez que tocamos essas coisas, o público enlouquece. Nós colocamos ‘Good Enough’ no show, colocamos ‘Humans Being’, de ‘Twister’ (filme). Colocamos algumas faixas realmente obscuras recentemente e, cara, não importa qual música você toca – não são só os hits. Não é só ‘Why Can’t This Be Love’. Você toca ‘Humans Being’ e o lugar vem abaixo. Eles sabem a letra toda. Então ficamos ‘cara, isso vale ouro’. Nunca vai morrer e nunca vamos deixar.”
A outra metade
Sammy Hagar e Michael Anthony realmente não estão dispostos a deixar o legado do Van Hagar morrer. Os dois mantém um perfil no Instagram chamado “Van Hagar / A Outra Metade”, onde compartilham fotos e vídeos desse período da banda. De acordo com Hagar, Anthony é o grande responsável por esse revival.
“Nós começamos isso porque Mike disse ‘cara, sabe, encontrei essa fita antiga’. Ele sempre está me falando essas coisas e me mostrando alguma foto: ‘olha o que eu achei!’ Nós começamos a cavar, e encontramos uma mina de ouro.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.