As 10 músicas mais ouvidas do Roupa Nova na web, comentadas por Kiko Pereira

Guitarrista de uma das bandas mais bem-sucedidas do Brasil falou sobre hits como “Dona”, “Sapato Velho” e “Linda Demais”

Os números impressionam — 42 anos de carreira, 19 álbuns de estúdio, 5 ao vivo e mais de 20 milhões de cópias vendidas —, mas talvez a maior conquista do Roupa Nova tenha sido sua penetração no imaginário coletivo por meio de tantas músicas em trilhas sonoras de novelas. Ao embalar momentos marcantes da teledramaturgia brasileira, a banda conseguiu, por meio de seu pop rock sofisticado, falar aos corações mesmo dos ouvintes mais casuais.

Não obstante a morte do vocalista e percussionista Paulinho em 2020, a banda segue na ativa, e a quantidade de streams nas plataformas digitais de áudio atesta sua sobrevivência a mais essa mudança na maneira de ouvir música: só no Spotify, são mais de 1,2 milhão de ouvintes mensais, e sua faixa mais ouvida — “Whisky a Go-Go” — está prestes a bater a marca de 40 milhões de reproduções.

- Advertisement -

Em entrevista a este jornalista para a edição 120 da webrevista Guitarload (março-2022), o guitarrista Kiko Pereira foi convidado a falar sobre as dez músicas mais ouvidas do Roupa Nova no Spotify. O músico comentou a respeito de cada uma delas do ponto de vista da guitarra, composição, repercussão… enfim, o que desse na telha. O resultado você confere abaixo.

Os hits do Roupa Nova comentados por Kiko Pereira

“Whisky a Go-Go”

Kiko Pereira: “A ideia dessa música era fazer uma festa, proporcionar alegria e diversão, e acho que conseguimos!”.

“Dona”

KP: “Quando sugerimos a música, ela não foi muito bem recebida pelo nosso produtor, Mariozinho Rocha. Ele pediu para deixarmos o arranjo mais pesado, totalmente fora do original. Aí fizemos e gostamos. Essa música na novela [‘Roque Santeiro’, de 1985] nos levou a Portugal e é um dos maiores sucessos”.

“Linda Demais”

KP: “Quando ‘Dona’ fez sucesso em Portugal, levou ‘Linda Demais’ junto. Ao chegarmos em Lisboa, o primeiro lugar nas rádios era ‘Dona’ e o terceiro era ‘Linda Demais’”.

“Noites Traiçoeiras”

KP: “A ideia era ser uma canção para o Natal que levasse a paz ao coração das pessoas. Acho que teve um resultado muito satisfatório. Os comentários foram os melhores possíveis”.

“Sapato Velho”

KP: “Na minha opinião, é o carro-chefe do nosso repertório. Foi o segundo sucesso do nosso primeiro disco [‘Roupa Nova’ (1981)]. Em qualquer arranjo, basta um violão, ela fica pomposa”.

“Um Sonho a Dois”

KP: “O primeiro arranjo dessa música foi no disco da Joanna [‘Joanna’ (1986)] e nós cantamos com ela. Quando fizemos o ‘RoupAcústico 2’ (2006), convidamos a Claudinha [Cláudia Leitte] para participar e ficou uma pérola no DVD”.

“Anjo”

KP: “Quando foi mostrada pelo Mariozinho, ela não era no tempo 6/8. Como ele toca piano, sugeriu nessa levada, e foi um sucesso”.

“Seguindo no Trem Azul”

KP: “Tenho um carinho muito especial por essa. Primeiro, porque foi a participação do Ronaldo Basto com o seu poema maravilhoso, e, segundo, porque o solo não era de guitarra. O Cleberson [Horsth, tecladista e vocalista] escreveu o solo pra cordas; então o Miguel [Plopschi, produtor] falou que não cresceu com as cordas. Aí fiz o solo em cima das cordas, dando uma interpretação de guitarra”.

“Coração Pirata”

KP: “Essa composição é a cara do Nando [baixista e vocalista]. Ele queria uma levada menos pesada, mais country. Mas não aguentei e coloquei a guitarra, menos pesada e fazendo uns comentários. Para o refrão, soltei mais a mão”.

“Volta pra Mim”

KP: “O tom original dela era dó. Gravamos tudo com solo e tudo mais, mas a voz do Paulinho não acompanhou. Mudamos pra ré. Aí a voz do Paulinho brilhou e tivemos que refazer tudo, mas graças a Deus saímos muito bem! [Risos] Essa é a canção que mais representa o nosso querido Paulinho”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioEntrevistasAs 10 músicas mais ouvidas do Roupa Nova na web, comentadas por...
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades