A música “Rock N Roll N****r”, da cantora Patti Smith, foi removida do Spotify, Apple Music, Tidal e Amazon Music. Ainda não se sabe se a remoção da faixa, presente no álbum “Easter” (1978), foi motivada internamente pelas plataformas ou a pedido da própria artista. Nenhuma das partes envolvidas se manifestou.
A canção é alvo de controvérsia desde a época de seu lançamento por causa de seu uso repetido de um termo pejorativo a afrodescendentes. No encarte do disco “Easter”, Patti Smith escreveu sobre seu raciocínio por trás da escolha (via NME):
“N****r não foi inventado para cor, foi FEITO PARA A PESTE. A palavra (arte) precisa ser redefinida – todos os mutantes e novos bebês nascidos sem sobrancelha ou amígdala… qualquer homem que vai além da forma clássica é um n****r.”
Patti Smith e “Rock N Roll N****r”
“Rock N Roll N****r” fez parte dos shows de Patti Smith durante décadas até a cantora aposentar a música em 2019.
Artistas como Marilyn Manson e Courtney Love lançaram no passado covers da canção. Trent Reznor fez um remix para a trilha de “Assassinos por Natureza”.
Até esse momento, as versões de outros músicos continuam disponíveis para streaming – o que leva à conclusão de que a artista pode ter sido a responsável pela remoção.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.