Durante a produção de “No More Tears” (1991), Ozzy Osbourne firmou parceria com Lemmy Klimister para algumas letras de músicas.
Em participação no podcast Talking Metal (transcrição do Ultimate Guitar), o guitarrista Zakk Wylde relembrou como era o processo de criação com o lendário frontman do Motörhead. Curiosamente, as coisas aconteciam mais ou menos como era no Black Sabbath, no início de tudo.
Na ocasião, Wylde foi perguntado sobre as músicas nas quais Lemmy fez a letra. O guitarrista se esqueceu de “I Don’t Want to Change the World”, mas contou como Kilmister só precisava de um tempo no famoso Rainbow Bar & Grill, em Los Angeles, para terminar o trabalho com maestria.
“Ele fez as letras de ‘Mama I’m Coming Home’, ‘Desire’, ‘Hellraiser’… deve ter outras para as quais ele escreveu a letra. Nós tínhamos as músicas por aí, Oz cantava em alguma coisa, ia até Lemmy e pedia ‘Lem, você pode colocar alguma letra nessa coisa?’ Lemmy sempre dizia ‘sim, me dê mais ou menos uma hora’. Ele provavelmente ia até o Rainbow, tomava uns dois drinks e ‘aqui está, pronto, finalizado’.”
Modo “Sabbath” de produção
Zakk Wylde explicou que o líder do Motörhead não estava com a banda em estúdio, mas recebia gravações das músicas ainda não finalizadas, com Ozzy cantando apenas as linhas vocais. A partir daí, entrava um método de composição bem similar a como era no Black Sabbath.
“Oz dava um guia vocal, e então Lemmy escrevia as letras. Então você tinha o passo a passo das sílabas de Ozzy e Lemmy escrevia, assim como Geezer (Butler, baixista) fazia no passado com o Sabbath.”
O sucesso da parceria
A parceria com Lemmy em “No More Tears” foi bem-sucedida e o desempenho do álbum foi o melhor em anos na carreira solo de Ozzy. O disco chegou ao 7º lugar da Billboard 200, nos Estados Unidos. Os singles de “Mama I’m Coming Home” e da faixa-título atingiram o 2º e 10º lugar, respectivamente, da parada Mainstream Rock da Billboard.
O Madman retribuiu a ajuda ao participar junto de Slash da música “I Ain’t No Nice Guy”, lançada pelo Motörhead em 1992 no álbum “March ör Die”. O disco também traz a versão de Lemmy e sua banda para “Hellraiser”. A parceria completou 30 anos, e recentemente foi lançada uma edição da música que traz um dueto entre Osbourne e Kilmister. Confira abaixo.
O trabalho mais fácil
Lemmy também relembrou a parceria com Ozzy em sua autobiografia, “White Line Fever”, de 2002. O vocalista e baixista do Motörhead classificou o trabalho em “No More Tears” como um dos mais fáceis de sua vida.
“Esse foi um dos trabalhos mais fáceis que já tive. Sharon (Osbourne, esposa e empresária de Ozzy) me ligou e disse ‘vou te dar X quantidade de dinheiro para compor algumas músicas para Ozzy’ e eu disse ‘tudo bem, você tem uma caneta?’ Eu escrevi seis ou sete sequências de palavras e ele acabou usando quatro delas… ganhei mais dinheiro com a composição dessas quatro músicas do que em quinze anos de Motörhead. Absurdo, não é?!”
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.