O cover de “Hurt” feito por Johnny Cash no álbum “American IV: The Man Comes Around” é visto como uma das melhores gravações de sua carreira. O próprio compositor original da canção, Trent Reznor, reconhece que o Homem de Preto reivindicou a música para si com sua versão.
Entretanto, deu trabalho convencer a lenda do country a considerar a obra. Em entrevista para o programa de rádio da BBC “Desert Island Discs” (transcrição via Music Radar), o produtor Rick Rubin descreveu a reação de Cash ao ouvir a versão original do Nine Inch Nails pela primeira vez.
“Eu toquei a música para ele primeiro e ele olhou pra mim como se eu fosse louco, porque a versão do Nine Inch Nails é bem barulhenta e agressiva. Johnny estava apreensivo! [risos]”
Contudo, uma mudança de abordagem por parte de Rubin, na forma de uma demo de como ele imaginava a cover, ajudou a convencer Cash.
“Acho que gravei uma demo onde fiz um guitarrista tocar a música e eu recitei as palavras do jeito que imaginei ele recitando. Quando ele ouviu a letra e o formato do que poderia ser, aí ele falou: ‘vamos tentar isso’.”
Johnny Cash, “Hurt” e Trent Reznor
Em uma entrevista com Geoff Rickly para a Alternative Press em 2004, Trent Reznor falou sobre o cover de Johnny Cash.
“Soava… estranha pra mim. Aquela canção em particular vinha direto da minha alma, e eu me sentia estranho ouvindo a voz super conhecida do Johnny Cash cantando. Era ma boa versão, e eu certamente não estava desagradado, mas era como assistir minha namorada transar com outra pessoa. Ou algo assim. De qualquer jeito, algumas semanas depois, uma fita de vídeo chega com o clipe dirigido pelo Mark Romanek nela. É de manhã; eu estou no estúdio em Nova Orleans trabalhando no disco do Zack De La Rocha com ele; eu boto o vídeo pra tocar e… uau. Lágrimas caindo, silêncio, arrepios… Uau. Eu acabei de perder a minha namorada, porque aquela canção não é mais minha.”
Confira abaixo o clipe da versão de “Hurt” feita por Johnny Cash, dirigido por Mark Romanek.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.