A influência de John Entwistle na história do rock é evidente. O músico foi um dos primeiros baixistas a se destacar, colocando seu instrumento à frente em várias canções do The Who de forma que os colegas de geração não faziam.
Mas assim como qualquer mortal, ele também possuía seus preferidos naquilo que fazia tão bem por conta própria. Em uma entrevista de 1989, resgatada pelo site Far Out Magazine, citou dois nomes.
“Stanley Clarke e Jaco Pastorius foram virtuosos que levaram o baixo em uma direção diferente da minha, de um jeito funky e jazzístico. Se você desenhar uma árvore genealógica, eu estarei em uma direção. Então você tem James Jamerson, com uma filial para Jack Bruce e Carol Kaye. Eles são meio funk, baixistas de verdade. A seguir há Larry Graham, com filiais para pessoas como Stanley Clarke e Jaco, que depois levam a pessoas como Mark King e Pino Palladino.”
A seguir, Entwistle cita um nome respeitado do cenário hard/heavy como sendo da sua linhagem.
“Billy Sheehan é do meu ramo, embora o som não seja exatamente o mesmo. Sei que o influenciei porque ele me enviou uma carta de fã e algumas fitas quando tocava na banda Talas. Encontrei-o algumas vezes, é um cara legal. Mas não parece haver ninguém usando a quantidade de agudos e distorção que eu uso. Além disso, sempre me certifico de que haja um som de baixo limpo que seja a espinha dorsal de qualquer banda em que eu esteja. Os agudos são a parte que torna isso divertido para mim.”
Sobre John Entwistle
Iniciado no piano aos 7 anos, John Entwistle passou por vários instrumentos até chegar no baixo. Na escola, fundou a banda The Confederates, junto do amigo Roger Daltrey. O grupo tocava jazz, mas após o primeiro show, mudou de vez para o rock and roll.
No início dos anos 1960 passou para o The Detours, que depois viraria o The Who, um dos nomes mais importantes e influentes da história. Venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo nas décadas posteriores.
Em algumas canções do grupo, assumiu os vocais principais. É considerado um dos primeiros a usar registro gutural, na música “Boris the Spider”, presente no álbum “A Quick One”, de 1966.
Foi o primeiro integrante da banda a lançar um trabalho solo. Também excursionou com a Ringo Starr’s All Starr Band e o The Best, que contava com Keith Emerson, Joe Walsh, Jeff Baxter e Simon Phillips.
John morreu dia 27 de junho de 2002, num quarto do Hard Rock Hotel & Casino em Paradise, Nevada. Uma stripper, que o acompanhava, tentou acordá-lo sem sucesso. A causa determinada foi um ataque cardíaco induzido pelo uso excessivo de cocaína.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.