Ronnie James Dio estreou sua banda solo, o Dio, em 1983, com o álbum “Holy Diver”. O projeto nasceu após sua saída do Black Sabbath um ano antes.
O que poucos sabem é que duas músicas desse primeiro disco foram originalmente criadas para o Sabbath. A revelação foi feita recentemente por sua viúva e empresária, Wendy Dio, em entrevista ao programa de rádio americano sindicalizado Full Metal Jackie.
“Ronnie sempre fez o que queria fazer. Ele nunca ouviu o que a gravadora desejava ou qualquer outra pessoa. Sempre acreditou em suas convicções esperando ser bem sucedido. Nenhum de nós percebeu o quão bem as coisas estavam indo. Ele tinha composto ‘Holy Diver’ e ‘Don’t Talk to Strangers’ durante o tempo em que estava no Black Sabbath, então elas deveriam ser músicas da banda.”
O grupo e o vocalista – que levou o baterista Vinny Appice junto – romperam após discordâncias em relação ao disco ao vivo “Live Evil”, de 1982. Além disso, Tony Iommi e Geezer Butler acusavam Ronnie de ter feito contrato para um trabalho solo na surdina.
Verdade ou não, o fato é que tudo já estava bem adiantado.
“Quando ele saiu do Sabbath, tínhamos um contrato solo. Ronnie usou essas músicas, montou a banda, escreveu mais e lançou. Todos ficaram impressionados com a recepção que tivemos, a qualidade do disco e como ele resistiu ao teste do tempo. Serão 40 anos no próximo ano.”
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira. Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.