Após atrasos e incertezas, o Pink Floyd confirmou o lançamento da versão remixada do álbum “Animals”. A obra, que completou 45 anos no início de 2022, estará disponível novamente em CD, LP, SACD e Blu-ray a partir do dia 16 de setembro. A exceção é a versão deluxe, que sai apenas em 7 de outubro. Será a primeira vez que o trabalho estará disponível na tecnologia 5.1 Surround Sound.
Para a nova edição, a arte de capa foi redesenhada e adaptada à era moderna por Aubrey “Po” Powell. Tirando novas fotos do edifício da Usina Termelétrica de Battersea, o artista experimentou diferentes ângulos e produziu novas tomadas baseadas no original. Em comunicado à imprensa, Po declarou:
“Com a capa do álbum original de 1977 sendo uma peça tão icônica de arte por si própria, tive a chance de atualizá-la, o que foi uma tarefa bastante assustadora. Mas a Hipgnosis aproveitou a oportunidade para fotografar o local novamente, visando refletir uma mudança. Usando técnicas modernas de coloração digital, mantive a mensagem bastante sombria do Pink Floyd de decadência moral, usando os temas orwellianos de animais e o porco ‘Algie’, fiel à mensagem.”
Briga sobre relançamento
A nova versão do disco causou a mais recente briga pública dos eternos desafetos artísticos e colegas de lutas sociais Roger Waters e David Gilmour. Tudo começou ano passado, quando o baixista acusou o guitarrista de atrasar propositalmente a entrega do material por não concordar com os textos escritos pelo jornalista Mark Blake.
Após muita discussão, Waters acabou aceitando a remoção das notas redigidas por Blake. Porém, publicou uma carta em seu site onde não apenas critica Gilmour e sua esposa, Polly Samson, como também divulga todo o conteúdo de Mark Blake, que não estará no encarte.
Destacou o líder da banda à época do lançamento original:
“Gilmour vetou o lançamento a não ser que as notas sejam removidas. Ele não contesta a veracidade do que foi escrito por Mark, mas quer que a história permaneça em segredo.”
Em declaração à Rolling Stone, David rebateu:
“Uma remixagem adorável do ‘Animals’ foi feita, mas alguém tentou forçar um texto no encarte que eu não aprovei e, hm, alguém está se esforçando para não permitir o lançamento.”
Sobre o álbum
Disponibilizado em 23 de janeiro de 1977 “Animals” foi o 10º trabalho de estúdio do grupo. É conceitual, inspirado (não baseado) na obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell. As letras fazem críticas à situação social, política e econômica do Reino Unido à época. A violência racial, altos índices de desemprego e inflação são abordados.
A ideia de Roger Waters para a capa foi desenvolvida em conjunto com Storm Thorgerson e a agência Hipgnosis. Tornou-se presença marcante nos shows da banda e de seu líder em carreira solo.
Foi o único álbum completamente gravado no Britannia Row Studios, construído pela própria banda. Chegou ao 2º lugar na parada britânica e 3º nos Estados Unidos, vendendo cerca de 12 milhões de cópias em todo o planeta.
Pink Floyd – “Animals 2018 Remix”
- Pigs on the Wing (Part One)
- Dogs
- Pigs (Three Different Ones)
- Sheep
- Pigs on the Wing (Part Two)
Lista de formatos
Edição deluxe com 4 discos
- 1LP/1CD/1DVD/1BLU-RAY
- Vinil 180 gramas preto
- Encarte com 32 páginas
- Embalagem em capa dura
Versão em LP
- LP preto 180 gramas
- Encarte de 28 páginas
- Capa em gatefold
Versão em CD
- Embalagem em gatefold
- Encarte de 28 páginas
Versão em Blu-Ray
- Embalagem em gatefold
- Encarte de 16 páginas
Versão em SACD
- Capa dura
- Encarte de 28 páginas
BLU-RAY – AUDIO MIXES
- 2018 Remix – Stereo: 24-bit/192kHz Uncompressed, dts-HD MA
- 2018 Remix – 5.1 Surround: 24-bit/96kHz Uncompressed, dts-HD MA
- 1977 Original Stereo: 24-bit/192kHz Uncompressed, dts-HD MA
DVD – AUDIO MIXES
- 2018 Remix: 5.1 Surround Mix (Dolby Digital @ 640 kbps, 448kbps), Stereo (LPCM 24-bit/48 kHz Uncompressed),
- 1977 Original Stereo Mix: (24-bit/48 kHz Uncompressed)
SACD – AUDIO MIXES
- 2018 NEW STEREO MIX (High-resolution DSD)
- 2018 NEW 5.1 SURROUND MIX (High-resolution DSD)
- 2018 NEW STEREO MIX (standard CD)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Valeu!!!!
Como sempre, ótimas reportagens.
Onde encontraria a nota do Roger Waters com o conteúdo na íntegra de Mark Blake?
Bom dia, Fábio. Está aqui, em inglês:
https://whiplash.net/materias/news_730/331521-pinkfloyd.html