Durante show do Ira! realizado sábado (2) no Downtown Aldeia Festival, no Recife, o vocalista Nasi tentou puxar um coro da plateia contra o presidente Jair Bolsonaro. Uma parte do público reagiu gritando contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas atualmente.
O momento pode ser conferido no vídeo abaixo.
Com a aproximação do pleito presidencial, as manifestações políticas têm se intensificado nos eventos artísticos. Recentemente, o governo tentou censurar manifestações do gênero no Lollapalooza Brasil, após Bolsonaro ter sido alvo de seguidos ataques no palco. Porém, a proibição não foi aceita pelo TSE, além de muito criticada por especialistas em direito político.
O Ira! retomou atividades em 2014 após sete anos de um hiato causado por desavenças envolvendo Nasi e o resto da banda. Além do vocalista, a formação original conta com apenas um membro da era clássica, o guitarrista Edgard Scandurra. Completam o lineup o baixista/tecladista Johnny Boy e o baterista Evaristo Pádua
O álbum mais recente do grupo é o homônimo, lançado em 2020. Foi o 12º trabalho de inéditas da discografia. Este mês, a banda ainda se apresenta em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além do formato elétrico, Nasi e Scandurra mantém o projeto Ira Folk, com apresentações acústicas.
Em entrevista a Igor Miranda publicada na Guitarload, também em 2020, Edgard Scandurra não escondeu seu posicionamento com relação à atual situação política do Brasil e do mundo em geral.
“Em plena pandemia, começaram a brotar sinais de preconceito, fascismo, repressão… o mundo todo está assim. Nosso novo disco está muto atual. Mesmo quando falamos de amor, também falamos de política e comportamento. […] Vai ser um sonho o dia que a gente voltar a fazer shows. Mas acho que isso tudo vai ser mudado. O comportamento das pessoas tem que mudar. A forma de agir, o consumismo. Espero de coração que a sociedade melhore e que possamos acompanhar isso através da nossa arte.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.