No dia em que completa 71 anos, o guitarrista Ace Frehley foi praticamente intimado publicamente a participar dos últimos shows da carreira do Kiss. A chamada ao Spaceman original veio de Gene Simmons, que usou seu perfil no Twitter para convocar o antigo colega.
Disse o vocalista e baixista que assume a persona Demon:
“Feliz aniversário, Ace Frehley! Que venha muito mais. O convite segue em pé. Suba ao palco conosco no bis. Os fãs iriam amar.”
A aparição de Ace na “End of the Road”, turnê que marca a despedida da banda, vem sendo debatida desde que o giro foi marcado pela primeira vez, antes mesmo da pandemia. Em maio do ano passado, o empresário do grupo, Doc McGhee, falou ao Rob’s School Of Music (com transcrição do Blabbermouth) sobre a possibilidade.
“Ace vai aparecer? Claro, ele vai aparecer. Espero que Peter (Criss, baterista original) possa aparecer. Todos estão convidados para a festa do Kiss. Não tivemos tantos membros assim no Kiss. Desde que estou lá, houve quatro – com dois diferentes – e é isso.”
Em 2018, o próprio guitarrista comentou o assunto ao Hollywood’s Musicians Institute, novamente com transcrição do Blabbermouth.
“Não fui convidado. Eu me encontrei com os caras há alguns meses e eles falaram sobre aposentadoria. Quem sabe o que vai acontecer? Leio comentários na internet e morro de rir com as pessoas planejando configurações para a turnê do Kiss e isso é maluco, mas, de forma esmagadora, eles me querem de volta para a banda, eu acho. É o que estou lendo na internet.”
Apesar de estar feliz seguindo seu próprio rumo, Ace admite que o dinheiro o faria repensar o tema.
“Minha carreira está em ascensão. Estou me divertindo muito, gosto de produzir meus próprios discos. Não gosto de ninguém dizendo o que devo fazer. Tenho muita liberdade e trabalhar com Paul e Gene de novo seria algo diferente. Mas, novamente, eu provavelmente ganharia US$ 5 milhões ou US$ 10 milhões, então, eu poderia considerar isso.”
Porém, na mesma época, Frehley estabeleceu uma condição para retornar, como dito ao VintageRock: resgatar o alter ego que criou e hoje é incorporado por Tommy Thayer.
“É a minha maquiagem, minha fantasia e o meu personagem. Eu o projetei. Tommy não é um guitarrista ruim, mas basicamente imita tudo que eu compus e tenta imitar a minha persona. Ele está fazendo isso há 15 anos, mas a realidade é que eu sou o original e ninguém pode imitar o jeito que eu toco guitarra.”
Sobre Ace Frehley
Nascido em 27 de abril de 1951 no Bronx, em Nova York, Paul Daniel Frehley começou a tocar guitarra ainda na infância, incentivado pela família. Participou de uma série de bandas amadoras entre o final dos anos 1960 e início dos 1970s.
A consagração veio quando se juntou ao Kiss. Esteve presente em dois momentos, entre 1972 e 1982, regressando em 1996 e ficando até 2002. Criou o personagem Space Ace, além de ter desenhado o logotipo da banda. É até hoje o membro preferido de uma parte considerável dos fãs.
Na segunda metade dos anos 1980 comandou o Frehley’s Comet, que lançou 2 discos de estúdio e teve repercussão mediana junto ao público. Também possui 7 álbuns solo, incluindo o lançado em 1978, quando ainda estava no Kiss, e os dois volumes da série de covers “Origins”.
Após décadas lutando contra a dependência química, Ace garante estar sóbrio há 15 anos. Atualmente mora em Nova Jersey e mantém um relacionamento conjugal estável.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.