Lançado pelo Alice in Chains em 25 de janeiro de 1994, “Jar of Flies” foi o primeiro EP a alcançar o número 1 da parada americana na história. O trabalho vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo.
Em entrevista à Metal Hammer, o guitarrista e vocalista Jerry Cantrell lembrou a inspiração para produzir o material.
“Tivemos a ideia de fazer um trabalho com as músicas acústicas que tínhamos entre as sessões de ‘Facelift’ e ‘Dirt’, o que acabou gerando o EP ‘Sap’. Éramos conhecidos pelas composições mais pesadas e queríamos dar um bônus para os fãs. A experiência foi tão boa que decidimos repetir. Foi como ‘Jar of Flies’ ganhou vida.”
Refletindo sobre o sucesso inesperado, o músico coloca o lançamento entre os principais da carreira da banda.
“Tornou-se tão definitivo quanto ‘Dirt’. Tiramos Mariah Carey do topo da parada. Ficamos muito orgulhosos. Curiosamente, ela era casada à época com Tommy Mottola, presidente da nossa gravadora. Deve ter sido divertido quando ela chegou nele e perguntou quem eram aqueles caras (risos).”
“Jar of Flies” e o fim de uma era
Jerry Cantrell enxerga o feito como uma espécie de fim de uma era, quando reflete sobre aquele período da história.
“Foram cinco ou seis anos em que o rock reinou. Não aconteceu muitas vezes depois. Até o pessoal do pop celebrava o estilo. Representou o fim de uma era.”
Jerry Cantrell e Alice in Chains
Ano passado, Jerry Cantrell lançou o álbum solo “Brighten”. O Alice in Chains volta à estrada em agosto como headliner de uma turnê americana que também contará com Breaking Benjamin e Bush.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.