Dave Grohl e o produtor / multi-instrumentista Greg Kurstin finalizaram a edição 2021 do Hanukkah Sessions. O projeto visa celebrar a obra de artistas de origem judia com versões feitas pela dupla – além de participações especiais como a de Violet, filha do líder do Foo Fighters.
Os oito covers produzidos neste ano homenageiam Lisa Loeb, Ramones, Barry Manilow, Van Halen, Amy Winehouse, Billy Joel, The Clash e Kiss. Veja a seguir, junto dos comentários feitos pela dupla.
Lisa Loeb – “Stay”
“Vamos começar as sessões de Hanukkah deste ano com uma das filhas judias favoritas de Dallas, Texas.”
Ramones – “Blitzkrieg Bop”
“Era uma vez, dois simpáticos meninos judeus do Queens chamados Jeffery Hyman e Thomas Erdelyi que mudaram o mundo para sempre com sua música… como Joey e Tommy Ramone!”
Barry Manilow – “Copacabana”
“Barry Pincus – não apenas um dos maiores compositores do século 20 (ou de qualquer século), mas também um megamensch!”
Van Halen – “Jump”
“Muito possivelmente o mais barulhento e orgulhoso dos judeus do hard rock, David Lee Roth já disse que sua preparação para o Bar Mitzvah foi seu primeiro treinamento vocal. Ele se tornou um rockstar no dia em que se tornou um homem.”
Amy Winehouse – “Take the Box”
“Apesar da menção dessa música a um ‘sutiã Moschino que você comprou para mim no Natal passado’, é do conhecimento geral que a mulher incrível por trás da música era na verdade judia. Foi-se muito cedo…”
Billy Joel – “Big Shot”
“Embora ele diga que teve uma educação secular em Long Island (com canções cheias de imagens católicas e italianas), Billy Joel continua sendo um dos grandes judeus das escrituras musicais.”
The Clash – “Train in Vain”
“Michael Geoffrey Jones, filho da judia russa Renee Zagansky, viria a ser conhecido como a lenda do punk rock Mick Jones, co-fundador do The Clash.”
Kiss – “Rock and Roll All Nite”
“Que melhor maneira de celebrar mais um ano de sessões de Hanukkah do que Chaim Witz e Stanley Eisen… dois jovens do Queens que colocaram o mundo (e milhares de palcos) em CHAMAS como Gene Simmons e Paul Stanley do Kiss!”
A playlist a seguir compila os vídeos de 2021 e também de 2020, quando o projeto foi iniciado.
O Foo Fighters de Dave Grohl em 2021
“Medicine at Midnight”, décimo álbum de estúdio do Foo Fighters, foi lançado em fevereiro de 2021. O trabalho chegou ao topo de 12 paradas internacionais, além de ter chegado ao Top 10 de outros 11 charts.
Em junho, usando o pseudônimo Dee Gees, o grupo lançou o EP “Hail Satin”, reunindo cinco covers – quatro do Bee Gees e um solo de Andy Gibb – e cinco registros ao vivo. Em outubro, a banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame.