Um episódio de South Park lançado em 2011 trazia o garoto Stan começando a achar tudo que gostava uma bosta – incluindo a música, o que o fazia ouvir pums e desarranjos onde antes havia melodia. Seu pai, Randy, foi além: adotando o pseudônimo Steamy Ray Vaughan e, em parceria com Steamy Nicks, fazendo um som que era pura merda.
Pois como dizem, a vida imita a arte.
Idealizado pelo inventor independente Steve Gadlin, o Fart Pedal promete fazer sua guitarra parecer ter devorado uma feijoada com repolho e ovo de codorna antes de ser plugada. Isso mesmo: o equipamento oferece um efeito que simula sons de pum.
Em entrevista à Guitar World, Gadlin explicou como surgiu a curiosa ideia:
“Às vezes você entra no Google atrás de alguma coisa e simplesmente se dá conta de que ela não existe. Foi o caso. Estava navegando lá por duas ou três da madrugada e não encontrei nada do tipo. Contatei meu amigo Jon Halverson, engenheiro, e ele explicou que era possível criar.”
O passo seguinte foi procurar investidores para iniciar a produção. Para isso, foi criada uma conta de financiamento coletivo no Kickstarter no dia 31 de agosto. Quando da publicação deste artigo, o objetivo de arrecadação já foi atingido e ultrapassado com folga.
The Fart Pedal em ação
Mas o que todo mundo quer saber é: como soa? Entrega o que promete?
Os idealizadores disponibilizaram vários vídeos, com direito a versões para clássicos do rock.
A ação colaborativa acaba dia 28 de outubro. A proposta inicial era fabricar 250 pedais. Agora, vamos ver quanto eles oferecem com o objetivo plenamente cumprido. E que vários guitarristas possam dar um gás na carreira. Ops…