Desde a morte de Chris Cornell, os integrantes remanescentes do Soundgarden têm feito apenas aparições esporádicas. Contudo, se um dia a banda retomar as atividades em tempo integral, já há uma candidata para a vaga de vocalista: a cantora country Brandi Carlile.
A artista americana, nascida em Seattle, já gravou e se apresentou com o grupo em um show tributo a Chris Cornell, em 2019. Agora, ela se posiciona como a primeira opção para um eventual retorno.
- De Nine Inch Nails a Soundgarden, 10 músicas de rock regravadas por Johnny Cash
Mesmo tendo acabado de lançar um álbum solo, “In These Silent Days”, e se comprometido com uma agenda apertada, Brandi Carlile prometeu, em entrevista ao podcast da revista Rolling Stone, que “encontraria tempo” para cantar no Soundgarden se o convite surgisse. Seja pelas raízes geográficas ou pela admiração aos ídolos, a cantora garantiu ter uma forte ligação com o grupo.
“Eu sou tão fã de Chris Cornell. Eu o amava muito. Fiquei tão devastada quando ele nos deixou.”
Quanto a ocupar a vaga de seu ídolo, a única “exigência” de Brandi seria trazer com ela os gêmeos Phil e Tim Hanseroth, seus grandes parceiros musicais na carreira. Os irmãos tocaram com a artista e com o Soundgarden tanto ao vivo quanto no single “A Rooster Says“, gravado por banda e cantora para o Record Store Day.
“Eu faria aparecer o tempo (para tocar com o Soundgarden), mas eu levaria os gêmeos. A mamãe não deixa os gêmeos de fora.”
Brandi Carlile e Soundgarden
Em agosto desse ano, Brandi Carlile e os gêmeos Hanseroth receberam a visita no palco dos integrantes remanescentes do Soundgarden, dando uma boa ideia de como essa nova formação soaria. Na ocasião, eles tocaram “Black Hole Sun” e “Searching With My Good Eye Closed”, ambas da famosa banda grunge – e ambas presentes no compacto “A Rooster Says”.