Joni Mitchell foi criticada por quem ouviu “Blue” no início: “especialmente por homens”

"Guarde um pouco de você, Joni. Ninguém nunca vai fazer covers dessas músicas. Elas são muito pessoais", ouviu a artista de colegas músicos sobre o clássico disco

Joni Mitchelle entrou em outro patamar em sua carreira com seu quarto álbum de estúdio, “Blue” (1971). Todavia, nem sempre o trabalho foi reconhecido como é hoje.

Composto de maneira bem pessoal, com letras inspiradas em alguns relacionamentos de Mitchell, o disco foi criticado por ser muito “expositivo” em relação aos sentimentos dela. A visão era compartilhada por muitos dos homens que tiveram acesso ao material na época.

- Advertisement -

Foi o que ela disse em recente entrevista ao jornal L.A. Times, para celebrar os 50 anos do lançamento de “Blue”. A artista chega a comparar o choque com que o trabalho foi recebido com a reação da crítica na época em que Bob Dylan passou a usar guitarra nos shows – só que, no caso de Joni, o “susto” não era com o som, mas, sim, com a mensagem das letras, todas compostas pela artista, que também assina a produção do material.

“A maior parte do feedback que recebi foi de que eu tinha ido longe demais e estava me expondo muito. Eu não podia falar do que tinha criado, realmente. A resposta inicial que tive foi crítica, especialmente de cantores/compositores homens. Foi como Dylan usando guitarra elétrica. Eles ficaram assustados. Tipo: isso é contagioso? Teremos que ser honestos assim agora? Era isso que os meninos me diziam. ‘Guarde um pouco de você, Joni. Ninguém nunca vai fazer covers dessas músicas. Elas são muito pessoais.’”

Leia também:  Por que o Black Sabbath está mais satânico em “Headless Cross”

O motive do choque com “Blue”

Quando escreveu a maioria das canções de “Blue”, Joni Mitchell tinha acabado de terminar um relacionamento complicado com Graham Nash, integrante do trio Crosby, Stills & Nash.

Eles, que ficaram juntos entre 1968 e 1970, terminaram por carta enquanto ela fazia uma viagem pela Europa. O fim do relacionamento inspirou músicas como “My Old Man” e “River”.

Já na época das gravações do disco, Joni estava no meio de um rápido, mas intenso relacionamento com o cantor James Taylor. O músico chegou a gravar as guitarras de algumas faixas do trabalho.

A insegurança dela ao lado de alguém que estava começando a se tornar muito famoso, além de outros detalhes como o vício de Taylor em heroína, serviram como pano de fundo para composições como “This Flight Tonight”, “All I Want” e a faixa-título.

Mitchell e Taylor terminaram a relação poucos meses antes do lançamento de “Blue”, devido a atritos causados pelo auge meteórico na popularidade do cantor. O fim repentino também teria colaborado para a aura introspectiva que Joni coloca no álbum, algo que realmente chama a atenção do ouvinte.

Leia também:  Por que os Beatles saíram escorraçados de Manila, segundo Ringo Starr

O sucesso de Joni Mitchell

Os colegas não gostaram tanto de “Blue”. Não importa: o álbum estourou em vendas na época e tornou-se um clássico atemporal do folk rock americano.

O álbum alcançou o 3º lugar no Reino Unido, com direito a disco de platina dupla. Conseguiu ainda um 9º lugar no Canadá e um bom 15º nos Estados Unidos, além da 24ª colocação na Noruega. O principal single foi “Carey”, que entrou no Top 100 da Billboard, no 93º lugar.

O sucesso foi tão grande que Joni, até então afastada dos palcos, decidiu voltar a fazer shows. Com o tempo, o legado do álbum só se reforçou. Cinco décadas depois, ainda soa como um trabalho contemporâneo, que estabeleceu bases para influenciar muitos outros artistas.

“Blue” é uma presença quase certa em diversas listas de maiores álbuns de todos os tempos. Com justiça.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJoni Mitchell foi criticada por quem ouviu "Blue" no início: "especialmente por...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades