Uma gravação de ensaio do Black Sabbath foi divulgada, recentemente, pela família do tecladista Geoff Nicholls, que integrou a banda entre 1979 e 2004 e faleceu em 2017. O material apresenta uma música inédita da banda, supostamente intitulada “Slapback”.
De acordo com Gary Rees, enteado e responsável pelo espólio de Geoff Nicholls, o registro divulgado agora na internet é de uma sessão de pré-produção do álbum “Heaven and Hell”, lançado em 1980. O disco em questão marcou a estreia do vocalista Ronnie James Dio, além de trazer o próprio Nicholls como tecladista.
A gravação de “Slapback” vem da mesma fita que trazia outro registro de ensaio, da música “Heaven and Hell”, em uma versão diferente que também foi divulgada por Gary Rees recentemente. “‘Slapback’ não soa como uma música típica do Sabbath se forem eles mesmos tocando, mas soa como Ronnie James Dio”, comenta Rees, na descrição do vídeo.
Ouça a seguir.
Black Sabbath – “Slapback”
https://www.youtube.com/watch?v=jG758iBHa_Y
Embora o Black Sabbath tenha anunciado recentemente um relançamento em versão luxuosa de “Heaven and Hell” e “Mob Rules”, as gravações divulgadas pelo espólio de Nicholls não fazem parte do material, que chegou a público no último dia 5 de março.
Geoff Nicholls foi trazido, inicialmente, para ocupar a vaga de baixista do Black Sabbath, ainda que temporariamente. Na época, o titular da função, Geezer Butler, havia se afastado por razões pessoais, relacionadas especialmente ao divórcio de sua então esposa.
Hoje, a saída de Geezer Butler é definida como temporária. Porém, na época tudo indica que ele não pretendia voltar.
Fato é que Butler acabou voltando e gravou “Heaven and Hell”, portanto, Geoff Nicholls seguiu como membro não-oficial do Sabbath, tocando os teclados. Ele ficou na banda até 2004 e também se envolveu com o Heaven & Hell, projeto que reunia Iommi, Butler, Dio e o baterista Vinny Appice – a formação que gravou os álbuns “Mob Rules” (1981) e “Dehumanizer” (1992).