...

System of a Down atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com ‘Chop Suey’

O System of a Down entrou para o "clube do bilhão" do YouTube. O videoclipe da banda para 'Chop Suey!', um de seus maiores hits, chegou a um bilhão de visualizações na plataforma de vídeos.

O System of a Down entrou para o “clube do bilhão” do YouTube. O videoclipe da banda para ‘Chop Suey!’, um de seus maiores hits, chegou a um bilhão de visualizações na plataforma de vídeos.

‘Chop Suey!’ chegou a público originalmente no álbum ‘Toxicity’, de 2001. A faixa foi divulgada como o primeiro single do disco, em agosto daquele ano, quase um mês antes do material ser lançado na íntegra, em setembro.

- Advertisement -

A entrada do System of a Down no chamado “clube do bilhão” no YouTube chega acompanhada de uma das poucas músicas de rock do século 21 a conquistar tal marca.

O primeiro videoclipe do estilo a chegar a um bilhão de visualizações na plataforma foi o de ‘November Rain’, do Guns N’ Roses. Pouco tempo depois, ‘Numb’, do Linkin Park, atingiu a mesma marca e ainda ultrapassou a balada de Axl Rose e seus companheiros nas views gerais.

Veja, a seguir, os clipes de rock e metal que atingiram um bilhão de visualizações no YouTube, elencados por ordem do mais para o menos visto e com dados levantados em 28 de novembro de 2020. O levantamento não considera nomes considerados híbridos com o pop, como Coldplay, Imagine Dragons, Twenty One Pilots, A-ha e afins, que também têm vídeos que conquistaram a marca em questão.

Os clipes de rock no clube do bilhão do YouTube

Linkin Park: ‘Numb’ (1,49 bilhão)

Guns N’ Roses: ‘November Rain’ (1,48 bilhão)

Queen: ‘Bohemian Rhapsody’ (1,22 bilhão)

Nirvana: ‘Smells Like Teen Spirit’ (1,162 bilhão)

Guns N’ Roses: ‘Sweet Child O’Mine’ (1,160 bilhão)

Linkin Park: ‘In the End’ (1,09 bilhão)

Arctic Monkeys: ‘Do I Wanna Know’ (1,07 bilhão)

The Cranberries: ‘Zombie’ (1,06 bilhão)

System of a Down: ‘Chop Suey!’ (1 bilhão)

O significado de ‘Chop Suey!’

Em entrevista ao canal ‘Loudwire’ no YouTube, o baixista Shavo Odadjian revelou que o significado original de ‘Chop Suey!’ tem relação com suicídio. A faixa, inclusive, seria intitulada ‘Suicide’, mas a gravadora, Columbia Records, interveio e sugeriu a modifcação. “É por isso que, no início, você ouve ‘roll Suicide’ (‘rode Suicide’). Sempre se chamou assim, nunca ‘Chop Suey!'”, contou.

E de onde saiu o título que faz referência a um famoso prato da culinária chinesa? “‘Chop Suey!’ é ‘Suicide’ cortado (‘chopped’) no meio. Rolaram algumas conversas sobre isso e nós tínhamos que escolher nossas batalhas, não dava para lutar contra tudo. Então, fomos espertos e fizemos algo legal em torno disso”, afirmou.

O guitarrista Daron Malakian, creditado como compositor ao lado do vocalista Serj Tankian, revelou, também ao ‘Loudwire’, que ‘Chop Suey!’ foi criada em um momento curioso do System of a Down. Segundo ele, a banda estava despontando pouco tempo antes da música ser criada. Do nada, os integrantes do grupo se tornaram rockstars, mas ele ainda morava com os pais na época.

“Nem tínhamos um ônibus de turnê ainda. Ainda estávamos em um trailer e eu estava tocando meu violão, atrás do trailer, onde havia uma cama. Nunca componho na estrada. Essa é uma das poucas poucas músicas que fiz enquanto estava na estrada. Não sei onde estávamos, provavelmente indo para o próximo show, e tudo veio e começou a sair no violão”, contou.

Malakian não pensou que a música faria tanto sucesso. “Achei muito bom, mas será que pensei que iria virar nessa música enorme, que chegou à MTV e virou um grande sucesso para o System Of A Down? Não. Eu não sabia que esse seria nosso primeiro single. […] De repente, estou andando no shopping e há pessoas me reconhecendo e sabem quem diabos sou graças ao vídeo pedindo fotos e autógrafos. A vida meio que mudou (risos). As pessoas não percebem que sempre é uma grande mudança quando você fica famoso”, disse.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSystem of a Down atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades