System of a Down atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com ‘Chop Suey’

O System of a Down entrou para o "clube do bilhão" do YouTube. O videoclipe da banda para 'Chop Suey!', um de seus maiores hits, chegou a um bilhão de visualizações na plataforma de vídeos.

O System of a Down entrou para o “clube do bilhão” do YouTube. O videoclipe da banda para ‘Chop Suey!’, um de seus maiores hits, chegou a um bilhão de visualizações na plataforma de vídeos.

‘Chop Suey!’ chegou a público originalmente no álbum ‘Toxicity’, de 2001. A faixa foi divulgada como o primeiro single do disco, em agosto daquele ano, quase um mês antes do material ser lançado na íntegra, em setembro.

- Advertisement -

A entrada do System of a Down no chamado “clube do bilhão” no YouTube chega acompanhada de uma das poucas músicas de rock do século 21 a conquistar tal marca.

O primeiro videoclipe do estilo a chegar a um bilhão de visualizações na plataforma foi o de ‘November Rain’, do Guns N’ Roses. Pouco tempo depois, ‘Numb’, do Linkin Park, atingiu a mesma marca e ainda ultrapassou a balada de Axl Rose e seus companheiros nas views gerais.

Veja, a seguir, os clipes de rock e metal que atingiram um bilhão de visualizações no YouTube, elencados por ordem do mais para o menos visto e com dados levantados em 28 de novembro de 2020. O levantamento não considera nomes considerados híbridos com o pop, como Coldplay, Imagine Dragons, Twenty One Pilots, A-ha e afins, que também têm vídeos que conquistaram a marca em questão.

Leia também:  Como será o setlist do Mercyful Fate no Summer Breeze Brasil, segundo Hank Shermann

Os clipes de rock no clube do bilhão do YouTube

Linkin Park: ‘Numb’ (1,49 bilhão)

Guns N’ Roses: ‘November Rain’ (1,48 bilhão)

Queen: ‘Bohemian Rhapsody’ (1,22 bilhão)

Nirvana: ‘Smells Like Teen Spirit’ (1,162 bilhão)

Guns N’ Roses: ‘Sweet Child O’Mine’ (1,160 bilhão)

Linkin Park: ‘In the End’ (1,09 bilhão)

Arctic Monkeys: ‘Do I Wanna Know’ (1,07 bilhão)

The Cranberries: ‘Zombie’ (1,06 bilhão)

System of a Down: ‘Chop Suey!’ (1 bilhão)

O significado de ‘Chop Suey!’

Em entrevista ao canal ‘Loudwire’ no YouTube, o baixista Shavo Odadjian revelou que o significado original de ‘Chop Suey!’ tem relação com suicídio. A faixa, inclusive, seria intitulada ‘Suicide’, mas a gravadora, Columbia Records, interveio e sugeriu a modifcação. “É por isso que, no início, você ouve ‘roll Suicide’ (‘rode Suicide’). Sempre se chamou assim, nunca ‘Chop Suey!'”, contou.

E de onde saiu o título que faz referência a um famoso prato da culinária chinesa? “‘Chop Suey!’ é ‘Suicide’ cortado (‘chopped’) no meio. Rolaram algumas conversas sobre isso e nós tínhamos que escolher nossas batalhas, não dava para lutar contra tudo. Então, fomos espertos e fizemos algo legal em torno disso”, afirmou.

O guitarrista Daron Malakian, creditado como compositor ao lado do vocalista Serj Tankian, revelou, também ao ‘Loudwire’, que ‘Chop Suey!’ foi criada em um momento curioso do System of a Down. Segundo ele, a banda estava despontando pouco tempo antes da música ser criada. Do nada, os integrantes do grupo se tornaram rockstars, mas ele ainda morava com os pais na época.

Leia também:  Ozzy celebra entrada ao Rock Hall: “nada mal para alguém demitido de sua banda”

“Nem tínhamos um ônibus de turnê ainda. Ainda estávamos em um trailer e eu estava tocando meu violão, atrás do trailer, onde havia uma cama. Nunca componho na estrada. Essa é uma das poucas poucas músicas que fiz enquanto estava na estrada. Não sei onde estávamos, provavelmente indo para o próximo show, e tudo veio e começou a sair no violão”, contou.

Malakian não pensou que a música faria tanto sucesso. “Achei muito bom, mas será que pensei que iria virar nessa música enorme, que chegou à MTV e virou um grande sucesso para o System Of A Down? Não. Eu não sabia que esse seria nosso primeiro single. […] De repente, estou andando no shopping e há pessoas me reconhecendo e sabem quem diabos sou graças ao vídeo pedindo fotos e autógrafos. A vida meio que mudou (risos). As pessoas não percebem que sempre é uma grande mudança quando você fica famoso”, disse.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSystem of a Down atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades