Joni Mitchell segue em recuperação de um aneurisma cerebral sofrido em março de 2015. A lendária cantora folk, que completa 78 anos em 2021, tem feito poucas aparições públicas desde então, geralmente locomovendo-se por meio de cadeira de rodas.
Em uma rara entrevista, concedida ao jornal The Guradian em 2020, Joni contou que ainda sofre para conseguir andar. A recuperação, que está avançando lentamente, tem sido seu principal foco nos últimos anos – por isso, ela não tem disposição para compor músicas novas.
“Não estou escrevendo nada recentemente. Não tenho tocado violão ou piano. Estou apenas concentrada em recuperar minha saúde.”
Ainda criança, Joni Mitchell foi diagnosticada com poliomielite e precisou reaprender a andar. Agora, ela compara seu atual problema de saúde à condição pela qual atravessou na infância – ainda que, no passado, sua recuperação tenha sido bem mais rápida.
“Sabe de uma coisa? Eu me recuperei da poliomielite e aqui estou eu de novo, lutando para voltar. Novamente, não consigo andar. Agora, tive que reaprender a fazer isso. Não conseguia nem falar.
A poliomielite não me pegou desse jeito, o aneurisma me tirou muito mais, de verdade. Tirou minha fala e habilidade de andar. Consegui voltar a falar rapidamente, mas ainda estou sofrendo para poder andar. Sou uma lutadora. Tenho sangue irlandês! Então, eu sabia que seria uma nova batalha.”
Uma de suas últimas aparições públicas de Joni ocorreu em novembro de 2018, em um evento promovido para celebrar seus 75 anos de idade. O evento, chamado ‘Both Sides Now – Joni 75, a Birthday Celebration’, contou com shows de James Taylor, Graham Nash, Norah Jones e Seal, entre outros, que cantaram músicas da artista. Ela própria chegou a subir ao palco, para performar ‘Big Yellow Taxi’ com a ajuda de outros amigos.
O último álbum de estúdio lançado pela cantora até o momento, ‘Shine’, é de 2007. Ela não divulgava material inédito desde ‘Taming the Tiger’, em 1998.