A história de quando o Foo Fighters acabou tocando com músicos do Led Zeppelin

O Foo Fighters realizou, em 7 de junho de 2008, um show histórico no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra. A performance enérgica da banda culminou em uma participação inacreditável de Jimmy Page e John Paul Jones, respectivamente guitarrista e baixista do Led Zeppelin, tocando versões para as clássicas “Rock and Roll” e “Ramble On”.

Dave Grohl, líder do Foo Fighters e grande contador de histórias – que, não à toa, criou um perfil no Instagram, @davestruestories, só para compartilhar algumas delas -, resolveu revelar à Entertainment Weekly como a banda dele acabou tendo dois ídolos gigantes do rock and roll no palco. A situação remete a 2007, quando o Foo se apresentou no evento beneficente Live Earth, também no estádio de Wembley.

- Advertisement -

Clique para comprar produtos do Foo Fighters:

“Naquele dia, eram tantos artistas, de Madonna e Beastie Boys a Genesis e Metallica. Achávamos que estaríamos entre os primeiros a tocar, abrindo, já que a programação é sempre baseada na popularidade. Só que acabamos ficando no encerramento, como atrações principais, pouco antes da Madonna. Isso aconteceu porque várias bandas tinham outros festivais para tocar naquele mesmo dia”, disse, inicialmente.

Grohl ficou especialmente assustado quando o empresário dele, John Silva, chegou com um pedido nada modesto: “só preciso que vocês sejam melhores que o Metallica”. Depois de admitir que aquilo não aconteceria, o frontman subiu ao palco com o Foo Fighters. O set curto, típico de festivais naquele formato, foi marcado pelos principais hits da banda.

Ao fim do show, Dave Grohl brincou com o público, dizendo que eles voltariam a tocar em Wembley em uma série de noites. “Eu estava brincando! Nunca tínhamos sido headliners de shows em estádio. Um ano depois, meu empresário perguntou se queríamos tocar lá. Claro que sim. Desenhamos todo o palco que acabou se tornando o modelo para aquele show e queríamos trazer convidados especiais”, afirmou.

Leia também:  David Ellefson alfineta Metallica e Megadeth ao elogiar Overkill

Foo Fighters convida… Led Zeppelin?

Foi aí que surgiu a ideia de tentar convidar músicos do Led Zeppelin, já que Dave Grohl é um grande fã e tem até tatuagens da banda. “Ficamos amigos de John Paul Jones após tocarmos ‘The Pretender’ juntos no Grammy naquele ano. Pensei: na ocasião mais importante da minha vida, por que não chamar aqueles que mudaram tudo para mim? Liguei para Jimmy Page e ele só perguntou quais músicas queríamos tocar. Fiquei com medo de responder. Sentia que era um sonho. Mas acabei sugerindo ‘Rock and Roll’ e ‘Ramble On’. Ele disse: ‘legal, nos vemos nos ensaios’. Sim, foi fácil desse jeito. Não acreditava”, disse.

Dave nem consegue se lembrar dos ensaios, mas relata que estava nervoso e de ressaca. “Quando chegaram, eu não acreditava naquele momento: sentar numa bateria e ter Jimmy Page à minha esquerda e John Paul Jones à direita. A importância deles para mim é difícil de se explicar, pois eu não fiz aulas de música, não aprendi teoria convencional, não sei ler partituras, mas aprendi muito com aqueles discos deles. Eu os via como se fossem mais do que seres humanos, mas eles são humanos. São maravilhosos e generosos”, afirmou.

Leia também:  Por que Toto lançou tantas músicas com nomes de mulheres, segundo Steve Lukather

Deu tudo certo!

O show acabou rolando como planejado e Jimmy Page e John Paul Jones fizeram suas participações nos momentos finais do repertório. “De vez em quando, vejo algum vídeo desse show e lembro de como me senti subindo naquele palco, tendo 60 mil ou 70 mil pessoas cantando ‘Everlong’. Foi mágico. Vejo minha mãe, minha esposa, minha filha, minha família toda, e penso: ‘isso não era para estar acontecendo, essa banda nem era para ter esse tamanho’. Não foi um show qualquer. Essa é uma daquelas situações que ficarão comigo para sempre”, disse.

Embora reconheça que Jimmy Page e John Paul Jones são humanos como qualquer outro, Dave Grohl evitava forçar qualquer tipo de relação pessoal com eles. Mesmo assim, as coisas aconteceram naturalmente a ponto de Grohl e Jones se tornarem amigos íntimos e até parceiros de banda: montaram o Them Crooked Vultures com Josh Homme, frontman do Queens of the Stone Age.

Curiosamente, o Them Crooked Vultures começou a ser planejado antes de tudo isso, em meados de 2005, conforme Dave Grohl havia revelado, naquele ano, em entrevista à Mojo. Em postagem nas redes sociais em 2019, Jimmy Page deu a entender que também faria parte do projeto, mas o guitarrista do Led Zeppelin acabou não se envolvendo com a banda.

O supertrio gravou apenas um álbum, autointitulado “Them Crooked Vultures”,  fez uma turnê para divulgá-lo. A ideia era lançar um segundo disco, mas esse plano nunca se materializou.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA história de quando o Foo Fighters acabou tocando com músicos do...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades