Figurinista do Kiss revela como é o trabalho com as roupas da banda

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Para levar um show do Kiss para a estrada, é necessário ter o apoio de diversos profissionais. Uma delas é Hannah Kinkade, figurinista da banda na estrada desde o início da década passada.

Em entrevista à revista ‘Classic Rock’, Hannah revelou vários detalhes sobre como é ter um dos trabalhos mais importantes do Kiss: manter os figurinos em ordem. Ela destacou alguns processos pelos quais os trajes precisam passar todos os dias e contou que a roupa do vocalista e baixista Gene Simmons é a que dá mais trabalho – não só por ele vomitar sangue falso todas as noites, como, também, pelo material usado nas peças.

- Advertisement -

– Kiss adia turnê no Brasil para novembro; veja as novas datas dos shows

Figurino do Kiss durante sua turnê de despedida, ‘End of the Road’ (foto: divulgação)

Hannah Kinkade chegou ao posto de figurinista do Kiss na estrada após trabalhar com Madonna, em sua turnê ‘Sticky and Sweet’, em 2009. A funcionária antiga da banda estava saindo e recomendou Hannah para assumir a função. As fantasias são desenhadas por Wendy Benbrook, mas é Hannah quem cuida de tudo nas tours.

Foto: Keith Leroux

“Não cresci ouvindo Kiss, mas conhecia os grandes hits. Pesquisei na internet para entender quem era quem e o que eles usavam. Recebi dicas de uma mulher que iria trabalhar comigo, com várias anotações e detalhes de cada um”, afirmou, inicialmente.

O dia de trabalho de Hannah Kinkade começa após acordar em um ônibus de turnê. “Assim que a produção escolhe uma sala para nós, os cases com as fantasias chegam e nós descarregamos. Geralmente, tenho peças para lavar primeiro. Preciso tirar o sangue da noite anterior. Tento secar os sapatos e começo a polir tudo, além de colocar novas strass e checar se nada saiu do lugar. Paul Stanley (vocalista e guitarrista) tem muito strass no figurino”, disse.

Leia também:  A fortuna embolsada todo mês por oficina de aviões de Bruce Dickinson

– Veja detalhes do palco da turnê final do Kiss

Com tudo limpo e seco, Hannah coloca as fantasias no camarim antes mesmo de os músicos chegarem. Depois disso, ela confirma com eles se está tudo ok com as roupas e pronto: temos um show bem visual.

“Quando o show acaba, preciso limpar de novo. Preciso tirar o ‘grosso’ do sangue, além de colocar as roupas diante de ventiladores para tirar a umidade. Geralmente, uso um chuveiro para tirar o ‘grosso’ do sangue. Sempre parece uma cena de um crime, que alguém morreu no chuveiro, mas é sangue falso, obviamente”, afirmou.

A fantasia de Gene Simmons

Foto: reprodução / Instagram @kissonline

De acordo com Hannah Kinkade, a fantasia mais complicada de se lidar é a de Gene Simmons. Não é só pelo sangue falso que ele vomita toda noite: o material usado para as peças exige bastante cuidado.

“Para a turnê ‘End of the Road’, a roupa de Gene foi feita de forma diferente, com outros materiais, que causaram problemas de manutenção no início. Já tive que subir no palco com abraçadeiras e fita adesiva para resolver coisas como uma asa solta. Nada chega a cair por completo, já que tudo está interligado. Às vezes, Gene vai para o lado do palco para eu resolver, mas geralmente eu preciso correr até ele”, disse.

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese
Foto: Keith Leroux

Montado com fibra de carbono, o figurino de Gene Simmons é o resultado da composição de 8 peças diferentes. “O visual da fibra de carbono é bom, mas não é tão resistente. Dá para abrir um buraco facilmente”, afirmou a figurinista.

– 15 curiosidades sobre o disco de estreia do Kiss, lançado em 1974

O traje de Simmons, por ser pouco resistente e mais “surrado” do que os outros figurinos devido ao sangue falso, requer uma atenção especial na lavagem. “Precisa de muito trabalho manual. Luvas, água, escovas de dente, esfregões, por vezes até um chuveiro. Fica muito pegajoso”, contou.

As botas

Foto: Keith Leroux

As lendárias botas de plataforma são um dos pontos de destaque do figurino usado pelo Kiss. Desenvolvidos por uma empresa chamada Andre No. 1, em Los Angeles, os calçados são pesados e altos – cada sapato tem em torno de 5 kg e 22 cm.

“São pesadas. Consigo carregar apenas um par de botas por vez – e não por muito tempo”, disse Hannah, sobre as botas de plataforma.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Kiss
InícioCuriosidadesFigurinista do Kiss revela como é o trabalho com as roupas da...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades