O Som Imaginário, formado na década de 1970, foi criado inicialmente para servir como banda de apoio de Milton Nascimento. Com o tempo, ganhou notoriedade e chegou a lançar três álbuns de estúdio entre 1970 e 1973.
O primeiro dos três discos, autointitulado ‘Som Imaginário’, foi relançado em vinil pela Polysom, em parceria com a Universal Music, por meio da coleção ‘Clássicos em Vinil’. O LP volta às lojas em edição de 180 gramas.
O trabalho é fortemente influenciado pela psicodelia e tropicalismo, bem como pelas sonoridades da fase final dos Beatles. Milton Nascimento colabora como compositor da faixa ‘Tema dos Deuses’.
Na época, o Som Imaginário era formado por por Wagner Tiso (piano), Zé Rodrix (órgão), Fredera (guitarra solo), Robertinho Silva (bateria), Tavito (guitarra base) e Luiz Alves (baixo). Os outros dois álbuns da banda são ‘Nova Estrela’ (1971) e ‘Matança do Porco’ (1973). Eles também tocam em dois discos de Milton Nascimento: ‘Milton’ (1970) e ‘Milagre dos Peixes ao Vivo’ (1974).
Ouça o álbum de estreia do Som Imaginário: