Shaman e Angra devem fazer turnê juntos, indica Rafael Bittencourt

O guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt, esteve presente no show que deu início à nova formação do Shaman, no último domingo (9), em São Paulo. A banda está seguindo suas atividades com o vocalista Alírio Netto no lugar de Andre Matos, falecido em 2019. Luis Maruitti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria) completam a formação.

Ex-colega de Andre Matos no Angra na década de 1990, Rafael Bittencourt comemorou a continuidade do Shaman em uma publicação nas redes sociais. Além disso, celebrou a preservação do legado do cantor e, nos comentários da postagem, indicou que uma turnê com as duas bandas deve acontecer.

- Advertisement -

“Fui ao show do Shaman e testemunhei um momento de glória. O luto e a saudade pairavam no ar junto com o orgulho de uma estória que não pode ser perdida. O que fazemos enquanto músicos e artistas tem intenção de transcender à matéria e ao tempo. Não queremos que parem de tocar nossas músicas depois de nossas passagens. Ao contrário, é uma maneira de nos fazermos presentes enquanto as notas e melodias ecoarem por este mundo”, afirmou Rafael, em trecho da publicação.

– Andre Matos deu aval para reunião com Angra e álbum do Shaman

O guitarrista apontou que Andre Matos, agora, ocupa um novo posto no Shaman. “Aos poucos, um certo tom de ‘festa de despedida’ foi sendo substituído pelo ‘seja bem vindo de volta!’. E vimos o André encontrando seu novo lugar na banda”, disse. Em seguida, ele fez elogios à performance “emocionada e super ensaiada” do Shaman, com destaque aos vocais de Alírio Netto.

Na seção de comentários, um fã sugeriu uma turnê conjunta reunindo Shaman e Angra. Rafael Bittencourt confirmou que existe um planejamento nesse sentido ao responder com a hashtag “#próximopasso”.

Leia também:  Leonardo DiCaprio deve interpretar Frank Sinatra em cinebiografia dirigida por Scorsese

Veja a publicação:

Ontem fui ao show do Shaman e testemunhei um momento de glória. O luto e a saudade pairavam no ar junto com o orgulho de uma estória que não pode ser perdida. O que fazemos enquanto músicos e artistas tem intenção de transcender à matéria e ao tempo. Não queremos que parem de tocar nossas músicas depois de nossas passagens. Ao contrário, é uma maneira de nos fazermos presentes enquanto as notas e melodias ecoarem por este mundo. Foi isso que eu vi. O André Matos, falecido em 8 de junho do ano passado, estava lá com eles no palco. E com todos nós que assistíamos. Aos poucos, um certo tom de “festa de despedida” foi sendo substituído pelo “Seja bem vindo de volta!”. E vimos o André encontrando seu novo lugar na banda. Mostrando que a arte dá sim acesso a um plano mais amplo da realidade que insistimos em limitar. A banda estava emocionada pra caramba e super ensaiada. A garra e o peso de quem levanta a tocha na guerra mesmo vendo seu exército desfalcado pela foice da morte. Sr Alirio Neto foi ovacionado logo após a primeira música. Ninguém melhor do que ele para esta posição que exige não apenas uma técnica, mas coragem e estrutura emocional. Parecia um estandarte de fé e verdade. É preciso muita disciplina e dedicação para atingir a competência que ele conquistou. E para quem diz que o metal é desunido, devo discordar. Foi também uma festa para amigos, colegas e companheiros de profissão. Nos divertimos, torcemos, choramos juntos com este recomeço. A foto acima mostra um pouco da alegria pós-show. Agradeço aos gerentes do destino o privilégio de fazer parte da plateia nesta noite histórica. #shaman @shamanofficial @angraofficial #metal #brazilianmetal
Uma publicação compartilhada por Rafael Bittencourt (@rbittencourton) em

O show do Shaman no último domingo (9) marcou não apenas a estreia de Alírio Netto, como, também, a performance de uma música inédita: “Brand New Me”, a primeira da nova formação. A banda segue completa por Luis Maruitti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria).

A apresentação foi marcada por trazer um repertório bastante focado no álbum “Ritual”, de 2002, com 8 músicas tocadas no total. O restante foi composto por faixas de “Reason” (2005), com 6 ao todo (contando com o cover de “More”, original do Sisters of Mercy), e algumas versões, como o medley com “Living for the Night” (Viper), “Endeavour” (Andre Matos solo), “No Need to Have an Answer” (Virgo) e “The Show Must Go On” (Queen).

O show contou com participações de Marcus Viana no violino em uma série de músicas, como “Fairy Tale” e “Born To Be”, e do cantor Bruno Sutter (Massacration) na faixa final, “Pride” – que também contou com Viana. Clique aqui para conferir alguns vídeos.

Veja quais serão os próximos shows do Shaman:

14/02 – Circo Voador, Rio de Janeiro
07/03 – Toinha, Brasília
08/03 – Bolshoi, Goiânia
04/04 – Mr. Rock, Belo Horizonte

– A prematura morte de Andre Matos e o fim de ciclos no metal brasileiro

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasShaman e Angra devem fazer turnê juntos, indica Rafael Bittencourt
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades