O The Allman Betts Band lançou, na última sexta-feira (28), seu primeiro álbum de estúdio. O trabalho, intitulado “Down To The River”, foi gravado na Muscle Shoals Sound Studios e está chegando por meio da BMG.
O grupo chama a atenção por trazer os filhos de três integrantes da Allman Brothers Band: os vocalistas e guitarristas Devon Allman e Duane Betts e o baixista Berry Oakley Jr. Eles têm como pais, respectivamente, os lendários Gregg Allman, Dickey Betts e Berry Oakley, que assumiam os mesmos instrumentos. Johnny Stachela (guitarra), John Ginty (teclados), R Scott Bryan (percussão) e John Lum (bateria) completam a formação.
Com tamanha associação a uma banda histórica, não dá para esperar que o The Allman Betts Band tenha uma sonoridade diferente. A estreia do grupo apresenta exatamente aquilo que se aguardava: southern rock de raiz, na essência, remetendo não só ao trabalho anterior dos pais, como, também, a outros nomes do estilo, como o onipresente Lynyrd Skynyrd e o gigante ZZ Top. Há espaço até para algumas referências ao R&B e à soul music, ainda que muito discretas.
Sendo possível mencionar um diferencial em “Down To The River”, eu destacaria a abordagem mais radiofônica de algumas músicas. Composições como “Shinin'” e “Try” evidenciam que a banda tem habilidade para construir refrãos de impacto e não seguem à risca o processo criativo de “fazer jams e ver no que vai dar”, tão típico da Allman Brothers. Isso fecha espaços para passagens mais criativas, mas oferece uma audição mais confortável e “fácil” para o ouvinte.
O resultado encontrado em “Down To The River” é interessante. Talvez ainda falte sair um pouco da sombra dos pais, mas pode ser que os fãs de uma banda chamada Allman Betts Band simplesmente não estejam atrás disso.
Ouça “Down To The River” no player a seguir, via Spotify:
Confira, abaixo, a capa e a tracklist do álbum:
1. All Night
2. Shinin’
3. Try
4. Down To The River
5. Autumn Breeze
6. Good Ol’ Days
7. Melodies Are Memories
8. Southern Accents
9. Long Gone