Nessa breve lista comentada, divulgo músicas lançadas nesta sexta-feira (12) que chamaram a minha atenção. São, no geral, boas recomendações que se destacaram no meu gosto – e que podem te convencer também.
Ouça, a seguir, 9 músicas de rock e metal lançadas nesta sexta-feira, 12 de abril – ou durante a semana -, que chamaram a minha a atenção. Abaixo, também há uma relação de álbuns divulgados nesta data.
Depois, não deixe de conferir:
– 100 álbuns que serão lançados em abril
– 10 álbuns do 1° trimestre de 2019 que você precisa ouvir
– Os 10 melhores álbuns de rock e metal em 2018
Sammy Hagar & The Circle – “Can’t Hang”: A pegada southern rock dessa música dá um clima bem característico de “beira de estrada”. Som típico para se ouvir viajando. A faixa integra o álbum que será lançado em 10 de maio: “Space Between”, primeiro de inéditas do supergrupo formado por Sammy Hagar nos vocais, Vic Johnson na guitarra, Michael Anthony no baixo e Jason Bonham na bateria.
The Raconteurs – “Hey Gyp” (Dig The Slowness)”: A cada música divulgada do novo álbum do The Raconteurs, projeto de Jack White com Brendan Benson, a animação cresce. Nessa nova faixa, a influência do delta blues é latente, seja pelos riffs, pela bateria típica – que confere groove extra – ou pela gaita ao longo da canção. O disco, intitulado “Help Us Stranger”, chega em 21 de junho.
Kenny Wayne Shepherd – “Tailwind”: Uma boa baladinha de influência country feita por esse bluesman contemporâneo. Não é tão boa quanto a faixa anteriormente divulgada, “Woman Like You”, mas cumpre bem seu papel. O álbum “The Traveler” será lançado em 31 de maio.
Baroness – “Seasons”: A nova faixa do Baroness confirma aquilo que já se suspeitava: a banda está cada vez mais distante do sludge metal e próxima de um metal alternativo, com pé no progressivo. A mudança fez bem ao som do quarteto. O novo álbum, “Gold & Grey”, chega em 14 de junho.
The Amazons – “Doubt It”: A segunda música divulgada do novo álbum dessa banda resume bem a ideia. Trata-se de rock alternativo, meio garage, explorando fortemente a veia blues. O som é um pouco mais pesado e direto do que o considerado convencionalmente como “alternativo”. O instrumental é bem construído, só falta soar envolvente da mesma forma com as vozes. O disco “Future Dust” será lançado em 24 de maio.
Tom Morello, Gary Clark Jr e Gramatik – “Can’t Stop The Bleeding”: Uma pena que essa música tenha ficado fora de “The Atlas Underground”, álbum solo de Tom Morello lançado no ano passado. A parceria com o vocalista e também guitarrista Gary Clark Jr e o DJ Gramatik foge um pouco do lugar comum ao misturar um pouco de batidas eletrônicas aos riffs e licks nas seis cordas sem perder o fator orgânico. Clark Jr faz a diferença aqui e é interessante ver Morello tocando de forma mais solta.
Royal Republic – “Boomerang”: Um rock dançante, cheio de groove e muito bem produzido, como de costume para o Royal Republic. Para quem gosta de música enquanto instrumento de diversão. O novo álbum “Club Majesty” chega no dia 31 de maio.
Beasto Blanco – “The Seeker”: Esse bom projeto reúne o vocalista de horror punk Wednesday 13 (Frankenstein Drag Queens from Planet 13) ao baixista Chuck Garric (Alice Cooper, Ted Nugent, Dno Felder). É interessante ver 13 fazendo um som mais voltado ao hard rock, ainda que flerte bastante com o metal alternaitvo. O novo disco, “We Are”, será lançado em 24 de maio.
Visigoth – “Fireseeker”: Um dos caminhos menos desgastados do power metal é aliar sua sonoridade com alguns padrões do heavy metal tradicional. O Visigoth, banda de apenas dois álbuns, faz isso muito bem, pois rechaça alguns clichês muito explorados por outros grupos – apesar de outros, como as letras sobre mitologia e batalhas, seguirem por lá. A nova faixa integra o EP “Bells Of Awakening”, que chega em 24 de maio.
Não tive tempo de conferir álbuns nesta sexta-feira, porém, separei três discos lançados hoje para conferir mais tarde. São eles:
Melissa Etheridge (heartland rock) – “The Medicine Show”
Band Of Skulls (indie/stoner rock) – “Love Is All You Love”
The Fallen State (hard/alternative rock) – “A Deadset Endeavour”
Outros álbuns lançados nesta sexta-feira, 12 de abril (todos estão disponíveis em plataformas de streaming):
- Andy Black (vocalista do Black Veil Brides) – “The Ghost of Ohio”
- Inocentes (banda brasileira de punk rock) – EP “Cidade Solidão”
- Bruce Hornsby (folk rock, ex-Grateful Dead) – “Absolute Zero”
- Dave Hause (pop punk) – “Kick” (12 de abril)
- Fontaines D.C. (indie rock) – “Dogrel” (12 de abril)
- Inter Arma (sludge/black metal) – “Sulphur English”
- Aaron Lewis (vocalista do Staind) – “State I’m In”
- Xaon (symphonic death metal) – “Solipsis”
- Big Business (sludge metal) – “The Beast You Are”
- Tasteful Turmoil (thrash metal) – “The Phantom Fear”
- Inferi (melodic death metal) – “The End Of An Era”
- Tronos (thrash metal, com membros do Megadeth e Napalm Death) – “Celestial Mechanics”
- Silverstein (post-hardcore) – álbum de regravações “Redux: The First 10 Years”
- Death Therapy (metal experimental) – “Voices”
- Sludgehammer (melodic death metal) – “Antechamber”
- Hamferð (doom metal) – EP “Ódn”
- Alireza (post-hardcore) – “Endlyss”
- Numenorean (black/post-metal) – “Adore”
- Ketzer (blackened thrash metal) – “Cloud Collider”
- 2 Wolves (industrial/symphonic metal) – “…Our Fault”
- Totally Unicorn (metalcore) – “Grub”
- Darkcell (black metal) – “Darkcell”
- Hedonihil (death metal, com membros do Swallow The Sun) – “I”
- Through The Noise (metalcore) – “Dualism”
- In Her Own Words (hardcore melódico) – “Steady Glow”