Por que John Lennon não gostava da música Let It Be, dos Beatles

A música ‘Let It Be’ se tornou, quase que instantaneamente, um dos grandes clássicos dos Beatles. A faixa dá título ao último álbum da banda, lançado em 1970, pouco anos de sua separação ter sido anunciada naquele mesmo ano.

Apesar de ter autoria creditada a John Lennon e Paul McCartney, a concepção da música é praticamente toda deste último. Aliás, é importante lembrar que a parceria Lennon/McCartney, às vezes, ficava só no papel, já que os músicos compuseram diversas músicas sozinhos.

- Advertisement -

A inspiração de McCartney para ‘Let It Be’ era o próprio momento turbulento pelo qual os Beatles viviam no fim da década de 1960. A banda estava na iminência de se separar, mas Paul acreditava ser o único integrante disposto a trabalhar para que todos permanecessem juntos. Foi aí que sua mãe, Mary, que faleceu em 1956, apareceu em um sonho de Macca com o recado: “deixa rolar” (“let it be”, em tradução grosseira para o português).

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

O problema é que, apesar de ter concordado em gravar ‘Let It Be’, John Lennon não era grande fã da música. Em entrevista à revista “Playboy”, transcrita no livro “All We Are Saying” (lançado no Brasil como “A Última Entrevista do Casal John Lennon e Yoko Ono”), escrito por David Sheff, Lennon fez críticas à música em meio a perguntas feitas por um entrevistador insistente.

“Isso é o Paul. O que você pode dizer? Nada a ver com os Beatles. Poderia ter sido gravada pelo Wings. Não sei no que ele estava pensando quando fez ‘Let It Be’. Talvez tenha ouvido uma música gospel. Não, acho que foi inspirada por ‘Bridge Over Troubled Water’ (Simon & Garfunkel). Essa é a minha sensação, embora eu não tenha nada além para dizer. Sei que ele queria fazer uma ‘Bridge Over Troubled Water'”, afirmou Lennon, que, embora tenha sido bastante sincero, não parecia ter a intenção de atacar o colega.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

– A ocasião em que Ringo Starr saiu dos Beatles

Apesar da opinião crítica de John Lennon, ‘Let It Be’ se tornou o último single dos Beatles antes da separação ter sido anunciada. A faixa emplacou no topo das paradas de Estados Unidos, Austrália, Canadá, Bélgica, Suécia e Noruega, entre outros países, além de chegar ao 2° lugar no Reino Unido e Alemanha. Foi a principal música de trabalho do álbum, que leva o título da canção. O disco também fez sucesso: chegou ao primeiro lugar dos charts de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, entre outros.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que John Lennon não gostava da música Let It Be, dos...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

  1. O John tem um completo materno muito sério.
    Foi abandonado pela mãe e pelo pai.
    Sendo criado por uma tia. Fica muito nítido sua música Mather, onde ele chama pela mãe como uma criança em desespero. Ele casou com uma mulher bem mais velha que ele ” mãe”.
    Lógico que não gostou da música Let it bem composto por Paul.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades