O vocalista Ronnie James Dio pensava estar sofrendo de indigestão sete anos antes de morrer – ele faleceu em 2010 devido a um câncer no estômago. A revelação foi feita por Wendy Dio, viúva e empresária do cantor, em entrevista ao “Red Light District Show” (transcrição via Blabbermouth).
“Com câncer de pâncreas e estômago, muitas vezes você não sabe o que há de errado com você até que seja tarde demais. Ronnie tinha muita indigestão e foi a um especialista sete anos antes de falecer. Fizeram testes no coração e outras coisas. Se eu soubesse o que sei agora, insistiria que le fizesse uma colonoscopia e um ultrassom. Mas, naquela época, não sabíamos nada sobre câncer, então tratamos com Tums (antiácido)”, afirmou.
Após o falecimento do cantor, Wendy fundou a Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund, uma associação de caridade financiada pelo setor privado cujo intuito é trabalhar na prevenção do câncer, além de contribuir com pesquisas. “Quando Ronnie faleceu, muitos amigos e músicos que conheciam Ronnie quiseram doar dinheiro para uma instituição de caridade contra o câncer. O médico de Ronnie e eu achamos que muitas dessas associações têm custos de administração. Queríamos garantir que o dinheiro iria direto para pesquisa e educação”, disse.
– Leia: ‘Dio era ótimo, mas não tinha paciência’, diz Ritchie Blackmore
Com isso, Wendy resolveu fundar a Stand Up And Shout Cancer Fund, ao lado de alguns amigos de Ronnie – começando com 14 membros de conselho. “Não temos custos de administração – cada centavo vai para pesquisa ou educação. Somos todos voluntários e nos reunimos mensalmente, com dois eventos anuais, o Ride For Ronnie, para arrecadar dinheiro”, afirmou.
No total, a associação já arrecadou mais de US$ 2 milhões por meio de suas ações. “Tentamos dizer às pessoas, especialmente aos homens – mulheres são boas nessa questão de exames – que o diagnóstico precoce salva vidas”, disse Wendy Dio.