O Pearl Jam doou parte do lucro obtido com dois shows realizados em sua cidade natal – Seattle, nos Estados Unidos -, nos últimos dias 8 e 10 de agosto, para instituições de caridade que prestam auxílio a moradores de rua.
Segundo o jornal Komo News, os integrantes do Pearl Jam arrecadaram US$ 11 milhões (cerca de R$ 43 milhões, na cotação atual) para as ONGs beneficiadas. O valor envolve doações do próprio cachê da banda e estabelecimentos locais, especialmente restaurantes e lojas, entre outros interessados no projeto.
A iniciativa fez parte da ação The Home Shows Fund, que, como o nome já indica, tem a intenção de destinar renda com shows na cidade natal do Pearl Jam para auxiliar pessoas que não têm lugar para morar.
Uma das ONGs contempladas pela iniciativa foi a Mary’s Place, que costumava ocupar prédios abandonados para dar assistência a moradores de rua. Com a doação, a instituição conseguiu adquirir um imóvel e colocar 219 camas, cozinha, enfermaria e espaço para crianças. “Essa é a primeira vez que compramos algo. Essa é a nossa primeira casa”, diz Marty Hartman, diretor do instituto.