Twisted Sister: 30 anos de “Stay Hungry”

Twisted Sister: “Stay Hungry”
Lançado em 10 de maio de 1984

- Advertisement -
A fusão do visual glamouroso e extravagante com um som pesado, nos moldes do heavy clássico e do hard rock, deu bastante certo para o Twisted Sister. Tanto que é difícil encontrar alguém que viveu a época ou conhece o básico de rock mas não tenha visto nenhum clipe da banda. No entanto, nem sempre as coisas foram fáceis para os caras.
A banda foi formada ainda na década de 1970 pelo guitarrista Jay Jay French. Após várias mudanças, já contava com o mesmo e Eddie “Fingers” Ojeda nas guitarras, Kenny Neill no baixo e Kevin John Grace na bateria. Surgiu, então, o vocalista Dee Snider, que integrou o grupo em 1976. Mais e mais mudanças aconteceram até que o baixista Mark “The Animal” Mendoza” e o baterisat A.J. Pero entraram, respectivamente, em 1978 e 1982.
A formação definitiva, que só se consolidou quase dez anos depois do início da banda, gravou o debut “Under The Blade”, que contou com a produção de Pete Way (UFO/Fastway). O trabalho foi responsável por dar um contrato da Atlantic Records à banda. O sucessor, “You Can’t Stop Rock N’ Roll”, foi bem recebido, mas o estouro não vinha.
O boom só veio há exatos 30 anos, com “Stay Hungry”. O disco surpreende pelo resultado final. É uma nítida evolução do bom trabalho que o Twisted Sister já vinha fazendo. O investimento mais pesado da gravadora também colaborou: a boa produção e os lendários videoclipes dos singles ajudaram bastante.
O hard rock aqui apresentado é de primeira qualidade. Não é legítimo confiar apenas no visual dos caras, que é nitidamente exagerado. O grupo aliou influências de NWOBHM, glam rock do início dos anos 1970 e uma pequena pitada do hard oitentista, até então ascendente e muito próximo ao heavy metal – basta conferir os primeiros trabalhos do Quiet Riot, Ratt e Mötley Crüe.
A banda toda soa muito bem. As guitarras muito bem encaixadas mostram que não era necessário soar como cover de Eddie Van Halen, como a maioria dos grupos do gênero. A cozinha é básica e confere solidez, mas acaba sendo colocada como plano de fundo pela produção, que não atribui tanto foco aos graves. O destaque, no entanto, é Dee Snider: grande intérprete e ótimo compositor, o vocalista assinou todas as composições do álbum.
O sucesso veio rapidamente. Em seis meses, “Stay Hungry” já havia vendido dois milhões de cópias nos Estados Unidos. A boa repercussão também ocorreu em outras regiões do planeta, o que garantiu à banda uma turnê mundial. Trata-se de um incontestável clássico do gênero.

Dee Snider (vocal)
Eddie “Fingers” Ojeda (guitarra)
Jay Jay French (guitarra)
Mark “The Animal” Mendoza (baixo)
A. J. Pero (bateria)

01. Stay Hungry
02. We’re Not Gonna Take It
03. Burn In Hell
04. Horror-Teria:
– The Beginning
– Captain Howdy
– Street Justice
05. I Wanna Rock
06. The Price
07. Don’t Let Me Down
08. The Beast
09. S.M.F.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasTwisted Sister: 30 anos de "Stay Hungry"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades