Apesar de um pouco desproporcional, tributo a Ronnie James Dio é excelente

Ronnie James Dio: “This Is Your Life” [2014]

- Advertisement -
Os nomes confirmados para “This Is Your Life”, tributo a Ronnie James Dio, empolgaram os fãs. Os bastidores do registro foram capitaneados por Wendy Dio, responsável por convidar quem faria as homenagens. A renda do trabalho está sendo revertida para a Ronnie James Dio Stand Up and Shout Cancer Fund, instituição que auxilia pessoas com a mesma doença que levou Dio desta para uma melhor: o câncer.
Não é necessária uma audição muito atenta para confirmar que “This Is Your Life” corresponde às expectativas. Bons convidados, ótima seleção de faixas e gravações impecáveis marcam o álbum, que foi lançado no final do mês passado pela Rhino Entertainment. Algumas versões já eram conhecidas do público; outras, são inéditas.
“Neon Knights”, pelo Anthrax, faz parte do grupo das versões não conhecidas pelo público anteriormente. O cover pouco foi alterado em relação à canção original e cumpre bem a função de abrir o álbum. “The Last In Line”, pelo Tenacious D, vem em seguida e garante logo de cara um dos melhores momentos do tributo. Jack Black é um grande vocalista e o instrumental da música, que originalmente é fantástica, foi devidamente adaptado para manter muito bem o padrão de qualidade. Rende-me arrepios a cada audição.
“The Mob Rules”, pelo Adrenaline Mob, era conhecida anteriormente. O instrumental de timbragens poderosas dá uma boa base para que Russell Allen brilhe com uma performance vocal semelhante à do mestre Dio. “Rainbow In The Dark”, por Corey Taylor, Roy Mayorga, Satchel, Christian Martucci, Jason Christopher, é excelente. Ganhou peso com a mudança de tons e ausência de teclados. Taylor mandou muito bem nos vocais. “Straight Through The Heart”, pelo Halestorm, evidencia a grande cantora que é Lzzy Hale. A banda em si cumpre o papel sem muitas sobras.
A essência rock n’ roll de “Starstruck” foi mantida com a sensacional performance do Motörhead com Biff Byford nos vocais. Em sábia decisão, Lemmy Kilmister entra apenas com backing vocals no refrão. “The Temple Of The King”, pelo Scorpions, cumpre a função sem muitos destaques, assim como a versão de Doro para “Egypt (The Chains Are On)”. Os ouvidos mais tradicionais podem se espantar com a adaptação pesada de Killswitch Engage para “Holy Diver”, mas a performance é boa.
“Catch The Rainbow”, por Glenn Hughes,  Simon Wright, Craig Goldy, Rudy Sarzo e Scott Warren, tira o pé do acelerador com muito louvor. O bom instrumental permite que Hughes faça uma interpretação vocal emocionante. “I”, por Oni Logan, Jimmy Bain, Rowan Robertson, Brian Tichy, é uma surpresa: não esperava por nenhuma faixa do “Dehumanizer”, do Black Sabbath, no registro. Os instrumentistas mandam bem, mas a voz de Oni Logan parece não ter se encaixado.
A versão do clássico “Man On The Silver Mountain” por Rob Halford, Vinny Appice, Doug Aldrich, Jeff Pilson e Scott Warren ficou interessante. Aldrich é um monstro e Halford mostra os graves de sua voz de forma magistral. O melhor ficou para o final: um medley intitulado “Ronnie Rising Medley”, feito pelo Metallica, com “A Light In The Black”, “Tarot Woman”, “Stargazer” e “Kill The King”. O grupo é conhecido por fazer bons covers, mas eles se superaram neste. Seja pelos arranjos adaptados, pela performance instrumental em si ou pela ótima interpretação vocal de James Hetfield.
O encerramento é melancólico, com a versão original de “This Is Your Life”, por Dio. A canção não recebeu muita importância quando foi lançada, mas a letra em sua mensagem mostra que ela resume a vida do enorme baixinho que se foi em 2010.
No geral, acho que “This Is Your Life” tenha pecado apenas em ter homenagens um pouco desproporcionais: o Rainbow foi mais lembrado do que qualquer outro projeto do cantor, com seis versões em comparação a apenas três homenagens ao Black Sabbath e quatro covers da carreira solo. Mas não é um detalhe que comprometa. Só é perceptível aos mais detalhistas. Com este tributo, agora e enfim, Ronnie James Dio pode descansar em paz. Seus discípulos fizeram uma grandiosa homenagem.

Nota 9

Leia também:  James Hetfield faz tatuagem com cinzas de Lemmy Kilmister

01. Neon Knights – Anthrax
02. The Last In Line – Tenacious D
03. The Mob Rules – Adrenaline Mob
04. Rainbow In The Dark – Corey Taylor, Roy Mayorga, Satchel, Christian Martucci, Jason Christopher
05. Straight Through The Heart – Halestorm
06. Starstruck – Motörhead with Biff Byford
07. The Temple Of The King – Scorpions
08. Egypt (The Chains Are On) – Doro
09. Holy Diver – Killswitch Engage
10. Catch The Rainbow – Glenn Hughes, Simon Wright, Craig Goldy, Rudy Sarzo, Scott Warren
11. I – Oni Logan, Jimmy Bain, Rowan Robertson, Brian Tichy BS
12. Man On The Silver Mountain – Rob Halford, Vinny Appice, Doug Aldrich, Jeff Pilson, Scott Warren
13. Ronnie Rising Medley (A Light In The Black, Tarot Woman, Stargazer, Kill The King) – Metallica
14. This Is Your Life – Dio

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasApesar de um pouco desproporcional, tributo a Ronnie James Dio é excelente
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades