...

O que acontece se Bruce Dickinson não curtir música de Steve Harris no Iron Maiden

Vocalista riu ao ser perguntado se há algum tipo de "votação democrática" para decidir quais ideias entram em um álbum

Não é segredo para ninguém que Steve Harris é o líder do Iron Maiden. O baixista e membro fundador se estabeleceu como responsável por guiar a banda em termos criativos. Firmou-se, inclusive, como o principal compositor.

E o que acontece quando ele apresenta alguma canção inédita que não agrada a outros integrantes — como ao vocalista Bruce Dickinson?

- Advertisement -

Em entrevista à Classic Rock na época do lançamento do álbum “Senjutsu” (2021), o cantor revelou alguns detalhes sobre o processo de composição do Maiden com o baixista no comando. Em meio a isso, destacou o que acontece caso não curta alguma música feita pelo chefe: nada, pois a canção será lançada mesmo assim.

“Esta é a banda de Steve, definitivamente. É a visão dele desde o primeiro dia. Você já conheceu Steve Harris? Se Steve quer uma música em um álbum, a música estará no álbum. Acredite em mim.”

Foi a resposta de Bruce, aos risos, ao ser perguntado se há algum tipo de “votação democrática” no Iron Maiden para decidir quais ideias entram em um álbum.

Ainda durante o bate-papo, Dickinson comentou que compor com Harris é um exercício de “precisão”. O baixista costuma criar suas músicas com ideias muito definidas de arranjos, inclusive vocais. Portanto, até mesmo as letras precisam se encaixar perfeitamente naquela melodia criada pelo líder da banda.

“Quando Steve e eu sentamos para trabalhar nos vocais e linhas da melodia, ele tem os arranjos definidos com muita precisão e, muitas vezes, ele tem em sua mente um lugar muito específico para cada sílaba da letra.”

De acordo com Bruce, o trabalho enquanto vocalista do Iron Maiden consiste em “encontrar espaços onde é possível colocar a performance”.

“Se o método de composição de Steve for visto como o horizonte de uma cidade, com blocos de arranha-céus, eu saio rolando e mergulhando, ondulando em torno disso, encontrando meu próprio caminho.”

Exigência compreendida por Bruce Dickinson

Steve Harris é, de fato, um sujeito muito exigente, segundo Bruce Dickinson. Porém, o vocalista revelou compreender esse traço da personalidade do baixista.

“A essa altura de nossa carreira, sabemos como trabalhar juntos e ler um ao outro. Steve é muito exigente, mas eu entendo seu jeito. E com o passar dos anos, minha voz ficou mais gorda e sólida nos registros mais graves, pois adquiri novas tonalidades conforme envelheci. Isso abriu muitos novos caminhos de expressão. É empolgante, tanto para Steve quanto para mim, eu acho.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que acontece se Bruce Dickinson não curtir música de Steve Harris...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades