Desde junho de 2024, Tony Iommi tem confirmado que está trabalhando em um novo álbum solo. Sucessor do segundo disco “Fused” (2005), o aguardado projeto ainda não tem data de lançamento, mas recebeu recentemente duas importantes atualizações.
Uma delas veio por meio do colega de Black Sabbath, Geezer Butler. Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Steel City Con, realizado na Pensilvânia, nos Estados Unidos, o músico revelou que foi convidado para tocar baixo no vindouro material, que terá a participação de “um grande cantor da Suécia” não especificado.
Por questões de agenda, o baixista precisou recusar o convite num primeiro momento. Conforme transcrição da Blabbermouth, ele explicou:
“Tony está fazendo um álbum incrível neste momento. Ele está justamente no meio do processo. Acho que agora está na fase de mixagem, então deve sair em algum momento [em 2026]. Ele tem nesse disco um grande cantor da Suécia. E ele queria que eu gravasse três linhas de baixo, mas queria que eu fizesse isso na Inglaterra, e eu não posso ir para a Inglaterra até junho [de 2026]. Então, se ele conseguir esperar todo esse tempo, talvez eu colabore com ele em junho.”
Já outra novidade foi revelada pelo próprio Tony. Durante sua típica mensagem de fim de ano, o guitarrista não só relembrou fatos marcantes de 2025, como o Back to the Beginning e a parceria com Robbie Wiliams, mas também fez uma projeção para o futuro e confirmou que o próximo disco solo chega definitivamente em 2026:
“Em 2026, eu definitivamente, definitivamente lançarei meu álbum solo. E estou realmente ansioso por isso. Estou gostando muito de fazê-lo, tem sido muito divertido, e eu realmente espero que vocês gostem. Mas vou manter vocês mais atualizados à medida que formos avançando, sobre o que está acontecendo e quando ele será lançado. Enquanto isso, um feliz ano novo e se cuidem.”
O próximo álbum solo de Tony Iommi
Tony Iommi revelou que estava preparando um novo álbum em junho de 2024. Durante participação no programa Full Metal Jackie, o guitarrista afirmou que já tinha bastante material pronto e descreveu o processo de compor o disco como livre de pressões.
Conforme transcrição do Blabbermouth, disse:
“Estou compondo para um álbum. É empolgante. E não há pressão. Eu apenas faço coisas quando tenho vontade, porque, obviamente, tenho minha vida e gosto de fazer coisas diferentes […]. Tenho bastante material. Agora estamos trabalhando nele, eu e o engenheiro de som. Tem sido muito divertido, e como eu disse, não há pressão, eu posso simplesmente fazer isso quando quiser.”
Posteriormente, à revista Guitar World, o músico não só reforçou a ideia, mas deu detalhes a respeito da sonoridade das músicas que chegarão no futuro. Segundo o artista, as novas faixas são diversas, indo “do acústico ao pesado”, e contaram com a colaboração do engenheiro de estúdio e parceiro de longa data Mike Exeter.
“Definitivamente há algo vindo. Quando sairá, eu não sei [risos]. As faixas em que estou trabalhando agora trazem uma mistura de estilos, do acústico ao pesado. Há uma variedade. Eu gravei algumas ideias. Muitas delas foram feitas em casa. A próxima coisa que faremos é colocar uma bateria nas músicas. As coisas estão caminhando.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
